Raposa do Firefox tira fotos e dança Gangnam Style na Campus Party
Ela é famosa, está no navegador de quase todo mundo por aí, e nesta semana vai estar também na Campus Party Brasil. A raposa-de-fogo do Mozilla Firefox circula pela arena do nahembi Parque em horários aleatórios, distribuindo brindes e realizando ações surpresa. Para o Terra, ela até mostra os dotes artísticos e dança Gangnam Style entre cumprimentar um fã e outro - veja o vídeo.
A raposa - também chamada de panda-vermelho - promove o sistema operacional open source Firefox OS, desenvolvido pela Mozilla Foundation em parceria com a Telefónica. O concorrente de código aberto do Android do Google e do iOS da Apple está previsto para chegar aos usuários "em breve".
Os desenvolvedores terão acesso antes dos clientes, e é pensando neles que a programação do palco Pitágoras inclui duas palestras técnicas sobre o sistema. Um grupo de contribuidores também participa da Campus e espera agregar mais apoiadores. Com "pirulitos" gigantes marcando a posição de seus computadores na bancada em frente ao palco. Quem quiser ajudar na divulgação do Firefox OS pode se cadastrar no grupo Team Mobilizer Brasil.
Campus Party Brasil 2013
A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.
A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.
Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.
O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.