Tecido que obstruía aviso de saída é retirado no 5º dia de Campus
Um tecido usado na decoração da Campus Party Brasil 2013 que tapava a indicação de saída de emergência do Anhembi Parque, em São Paulo, foi rasgado nesta sexta-feira por dois funcionários, no quinto dia de evento. Na terça-feira, o Terra havia noticiado a preocupação dos campuseiros com a questão da segurança do local, após a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. Durante a tarde, o tecido que impedia a visualização de outra placa indicando saída de emergência no lado oposto do pavilhão também foi cortado.
Em nota enviada ao Terra, a organização do evento afirma que "seguiu todas as orientações e as determinações das autoridades com relação à segurança para a realização do evento. Porém, a organização tem realizado diariamente melhorias em diversos aspectos de infraestrutura e de produção como forma de reforçar o cuidado com a segurança dos campuseiros e visitantes, e não descarta a realização de novas melhorias até o final do evento."
Segundo a administração do Anhembi Parque, o Pavilhão de Exposições, onde ocorre a Campus Party, conta com área de 76 mil metros quadrados (pavilhão Norte/Sul e pavilhão Oeste) e dispõe de 27 portões. Destes, 21 funcionam como saídas de emergência identificadas e em material luminescente que ficam visíveis mesmo em caso de falta de luz, garante a assessoria do Anhembi.
Juntos, afirmou a administração do local no início da semana, estes portões somam 170 metros de saída. Também são sinalizados 70 hidrantes e 120 extintores fixos do local, entre eles os portáteis e sobre-rodas (carretas extintoras).
Contatada pelo Terra, a organização do evento não informou se há outros avisos de pontos de evacuação obstruídos.
Campus Party Brasil 2013
A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.
A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.
Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.
O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.