Cansado de ligações de telemarketing? Agora a Anatel permite saber quem telefonou; entenda
Ferramenta faz parte do pacote de medidas determinadas pela Anatel para combater o telemarketing abusivo
Você já deve ter sido impactado por uma daquelas ligações repetidas e indesejadas que atormentam a vida de brasileiros todos os dias. Pensando em inibir e identificar quem está te ligando, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o portal "Qual Empresa Me Ligou?".
Com a novidade, é possível identificar números de telefone fixo ou celular, desde que o titular da conta seja uma pessoa jurídica – ou seja, dados de pessoa física não serão compartilhados.
Quando você receber uma daquelas ligações, ao fazer uma consulta, poderá consegue visualizar a razão social e o CNPJ da empresa que fez uma tentativa de contato com ele.
A ferramenta é gratuita e faz parte de um pacote de medidas determinadas pela Anatel no despacho decisório nº 250/2022 para combater o telemarketing abusivo.
Saiba como identificar
Para fazer a consulta é simples e não requer cadastramento prévio com compartilhamento de dados. Confira:
- Acesse o portal Qual Empresa Me Ligou;
- Digite o número de telefone que realizou a chamada, informando também o DDD;
- Complete o CAPTCHA e clique em “Consultar”
- Você irá visualizar o CNPJ e Razão Social da empresa responsável pela ligação;
- . Caso não seja de uma empresa aparecerá a mensagem dizendo que não há companhia vinculada.
Até o momento, o portal “Qual Empresa Me Ligou” conta apenas números de telefones disponibilizados pelas operadoras Algar, Claro, Vivo, Tim, Sercomtel e Oi — alo que deve mudar nos próximos meses, com a ampliação para consulta de números de outras prestadoras.