Cansado do Instagram? Conheça 5 alternativas de apps de fotos
Rede social de Mark Zuckerberg, antes focada no compartilhamento de fotos, aposta cada vez mais em vídeos curtos e publicidade
Se você se lembra do Instagram como aquela rede social que parecia um mural de fotos de Polaroid, este tempo passou. O aplicativo da Meta, empresa de Mark Zuckerberg, vem sofrendo críticas nas redes sociais justamente por perder a sua identidade.
A geração Z (nascidos depois de 1995) está no TikTok. O conteúdo do aplicativo chinês de vídeos curtos já vai muito além das dancinhas que o deixaram famoso anos atrás. Segundo a "Forbes", os sete influenciadores mais bem pagos da plataforma acumularam um total de R$ 305 milhões.
Isso chamou a atenção da turma de Zuckerberg. Desde que surgiu o aplicativo chinês, o Instagram passa por uma crise de identidade e vem copiando algumas características do TikTok. O Instagram não é mais uma rede social de compartilhamento de fotos.
Como muitas pessoas se revoltaram com isso e querem a velha experiência do Instagram de volta, preparamos para você uma série de aplicativos para convencer os seus amigos a promoverem um motim digital e embarcarem nessa aventura com você.
BeReal - essa é a maior aposta dos saudosistas do Instagram. Essa rede social francesa tem uma proposta de mostrar a vida real dos seus amigos, sem influenciadores. Você e seus contatos recebem um aviso que devem postar uma foto nos próximos dois minutos. Segundo o site do app, é “uma forma nova e única de descobrir como realmente são seus amigos no dia a dia”.
VERO - uma opção livre de anúncios e algoritmos. É uma rede social para compartilhar fotos e vídeos criada em 2015 pelo bilionário libanês Ayman Hariri. Além disso, você consegue fazer indicações de livros, músicas e filmes.
Pixelfed - esse é o Instagram sem uma grande empresa por trás. A rede é de código aberto - pode ser melhorada livremente por qualquer programador. O aplicativo se diz livre de propagandas, promete timelines em ordem cronológica (sem algoritmos) e é focado na privacidade.
HalloApp - “Pessoas reais. Vida real. Privacidade real. Sem propagandas”. É o que promete o HalloApp Criado por ex-funcionários do WhatsApp. Nele, você pode falar com seus amigos em grupos ou individualmente (como o WhatsApp) e fazer posts (como o Instagram).
Glass - você se lembra de quando o Instagram era uma rede só para iPhones? É essa a proposta do Glass. Fotos “sem propagandas, sem algoritmos”, segundo o site do app. Até dá para usar a rede via web, mas sugere uma conta da Apple para se cadastrar e exige o pagamento de uma assinatura.