Carne de salmão impressa em 3D é testada; do que ela é feita?
Empresa europeia planeja distribuir a carne para os Estados Unidos; peixe contém as vitaminas A, B2, B6 e outras
Uma startup de tecnologia alimentar em Viena, Áustria, a Revo Foods, está conquistando as prateleiras dos supermercados austríacos com um produto que promete revolucionar a forma como encaramos a comida. Trata-se do primeiro salmão vegano do mundo, criado por meio da impressão 3D em escala industrial.
Robin Simsa, CEO da Revo Foods, disse ao New York Post que está moldando o futuro da alimentação, e não apenas criando uma alternativa à base de plantas.
A peça já está esgotada no site de vendas, e a Revo Foods planeja expandir sua distribuição para outros países da União Europeia, prometendo uma possível chegada aos Estados Unidos em breve.
Do que é feito
O "The Filet", salmão vegano impresso, é uma criação que desafia culinária convencional. Sua base é uma micoproteína meticulosamente desenvolvida a partir de fungos filamentosos, que serve como o componente essencial para replicar a textura e o sabor característicos do peixe.
O filé de vegano também é uma potência nutricional de peixe, carregando ômega-3, todos os nove aminoácidos essenciais e um conjunto de vitaminas que inclui A, B2, B3, B6, B12 e D2.
Foi desenvolvido usando tecnologia de impressão 3D de alimentos para criar sabor e textura que imita o salmão convencional e pode ser preparado (frito, cozido e cozido no vapor) como o peixe. A startup já registrou duas patentes para novas tecnologias para produzir esses produtos de pescado veganos inteiros.
De acordo com a Revo Foods, a missão da empresa é acabar com a pesca excessiva, a destruição dos oceanos e os resíduos tóxicos, como o mercúrio e os bifenilos policlorados (PCBs) em frutos do mar. “Na Revo Foods temos uma visão clara: a sobrepesca é passado”, publicou recentemente a empresa no Facebook.