Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carona em asteroides pode ajudar astronautas chegarem a Vênus ou Marte; entenda

Cientistas estudaram a trajetória de mais de 35.000 asteroides próximos à Terra

31 out 2024 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pesquisadores ucranianos desenvolveram um método inovador para chegar a Marte: viajar de carona até o planeta vermelho a bordo de um asteroide, que pode reduzir a duração da viagem para até 180 dias.
Astronautas podem usar asteroides como carona para viagens a Vênus ou Marte
Astronautas podem usar asteroides como carona para viagens a Vênus ou Marte
Foto: Forbes

Os seres humanos desejam chegar a Marte, porém uma jornada em uma nave espacial exigirá grande investimento financeiro e de tempo, além de enfrentar diversos desafios logísticos, como combater os níveis prejudiciais de radiação. Agora, pesquisadores ucranianos desenvolveram um método inovador para chegar ao planeta vermelho - viajar de carona até um planeta a bordo de um asteroide.

Uma missão a Marte terá um impacto significativo na saúde física dos tripulantes, já que o planeta vermelho está a aproximadamente 225 milhões de quilômetros da Terra e uma viagem de ida e volta demorará aproximadamente três anos.

Isso implica uma exposição contínua à radiação e à microgravidade, resultando na diminuição da massa muscular e da densidade óssea, problemas cardíacos também podem surgir. 

Há 14 mil asteroides ameaçadores não detectados no espaço, diz Nasa
Há 14 mil asteroides ameaçadores não detectados no espaço, diz Nasa
Foto: Getty Images / Tecmundo

AS Kasianchuk e VM Reshetnyk, autores do artigo, estudaram a trajetória de mais de 35.000 asteroides próximos à Terra com o objetivo de compreender a possibilidade de realizar aproximações sucessivas dos pares Terra-Vênus e Terra-Marte no período de 2020 a 2120.

Os cientistas afirmam que os asteroides podem funcionar como veículos interplanetários, ou que se revelará uma forma de transporte consideravelmente mais ágil entre os planetas. Os estudos preveem que as jornadas podem ser finalizadas em até 180 dias.

Asteroides pré-selecionados:

Eles focaram em 120 candidatos para viagens de Terra a Marte, Terra a Vênus, Vênus a Marte e até Marte a Vênus e Vênus a Marte. Se a ideia for certa, ela anula a necessidade de criar uma nave espacial para levar humanos a outros planetas. No entanto, uma solução tecnológica ainda seria necessária para proteger alguém contra a radiação.

A quantidade de asteroides que podem contribuir para a mudança do planeta só tende a aumentar, uma vez que são descobertos regularmente objetos próximos ao planeta. A missão NEO Surveyor da Nasa se mostrará crucial neste campo, uma vez que está empenhada em identificar mais de 90% de todos os NEOs (sigla para NASA's Near-Earth Object) com diâmetro superior a 140 metros.

Os especialistas acreditam que a escolha do asteroide adequado pode ser de grande ajuda na viagem cósmica. Possivelmente, os astronautas podem utilizá-lo como um ponto de abastecimento e procurar refúgio em características como cavernas para se resguardarem da radiação.

Quais asteroides podem acabar com a vida na Terra? Quais asteroides podem acabar com a vida na Terra?

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade