Carro do futuro vai estacionar sozinho por comando no celular
Fora do carro, o motorista ativa um aplicativo em seu smartphone ou qualquer objeto conectado e o carro procura sozinho a primeira vaga disponível para estacionar
Boas notícias para aqueles que detestam procurar uma vaga ou abominam manobrar o carro: cientistas garantem que no futuro os automóveis serão aptos a estacionar sozinhos.
Embora não haja ninguém dentro do Range Rover parado em um estacionamento de Las Vegas, o carro se movimenta suavemente, localiza uma vaga e começa a dar marcha à ré. Como se um fantasma estivesse no volante, no meio da manobra, o carro parece hesitar por um instante, volta a avançar um pouco e se posiciona melhor.
O sistema, denominado "motorista automático" funciona "como um cérebro", disse Guillaume Devauchelle, vice-presidente encarregado da inovação e do desenvolvimento científico da fabricante de equipes automotores francês Valeo, que apresentou este protótipo no âmbito do Salão Internacional de Eletrônica de Consumo (CES), celebrado em Las Vegas até esta sexta-feira. "Funciona etapa por etapa, com certa liberdade de decisão, e se adapta a todas as circunstâncias", destacou o executivo, ressaltando que "até mesmo colocando-o novamente nas mesmas condições, não agirá duas vezes da mesma forma".
A ideia é bastante simples. Fora do carro, o motorista ativa um aplicativo em seu smartphone ou qualquer objeto conectado e o carro procura sozinho a primeira vaga disponível para estacionar. No momento desejado, reativa este aplicativo e "o automóvel voltará a aguardá-lo na saída do estacionamento", explicou Devauchelle.
Para funcionar, o sistema não precisa de nenhum equipamento específico no estacionamento, assegurou. Baseia-se apenas em captores de ultrassom que já são usados em automóveis, como os radares para ré, por exemplo. Só falta agregar alguns mais na parte da frente e dos lados e acrescentar, se for o caso, câmeras para reconhecer locais habilitados para portadores de necessidades especiais ou entradas de garagem. "A ideia é tornar isto acessível ao maior número" de consumidores, destacou Devauchelle, usando tecnologia não apenas reservada a veículos de alto padrão, devido ao seu custo.
A Audi demonstrou na CES 2014, em Las Vegas, o modelo A7 com a tecnologia de condução sem a necessidade do motorista. O modo de condução automática usa radares e lasers para monitorar outros carros ao redor, enquanto a câmera, acoplada, ao parabrisa, controla se o carro permanece dentro da faixa de rolamento. Um monitor LCD no painel de instrumentos mostra a representação do tráfego ao redor da veículo
Foto: Flickr/Audi / Divulgação
Além do carro autônomo, outra novidade da Audi foi um conceito com faróis de laser
Foto: Divulgação
Segundo a fabricante, o híbrido Audi Sport quattro laserlight concept é capaz de percorrer 40 km/l
Foto: Divulgação
A combinação de LED e laser nos faróis promete iluminar até 500 metros à frente do veículo, cerca de duas vezes mais do que uma lanterna de LED atual
Foto: Divulgação
O farol de laser ainda tem brilho três vezes maior que o de LED
Foto: Divulgação
Novo interior do Audi TT ganha painel totalmente digital para o motorista, o que elimina a necessidade de uma tela sensível ao toque no console central. A novidade deve aparecer ainda neste ano no esportivo
Foto: Divulgação
Novo interior do Audi TT ganha painel totalmente digital para o motorista, o que elimina a necessidade de uma tela sensível ao toque no console central. A novidade deve aparecer ainda neste ano no esportivo
Foto: Divulgação
Em médio prazo, a Audi espera inserir nos novos modelos um tipo de iluminação interior inteligente, que acenderá a maçaneta por fora quando o motorista se aproxima
Foto: Divulgação
Em médio prazo, a Audi espera inserir nos novos modelos um tipo de iluminação interior inteligente, que acenderá a maçaneta por fora quando o motorista se aproxima
Foto: Divulgação
A BMW também destacou a evolução rumo a autonomia de seus modelos, com direção, aceleração e freio controlados eletronicamente
Foto: Divulgação
O BMW i3, modelo totalmente elétrico que será vendido no Brasil ainda este ano, pode se conectar ao Samsung Galaxy Gear
Foto: Divulgação
A comunicação entre o relógio e o carro é feita por meio de um aplicativo que mostra informações como quantidade de carga da bateria e se as portas estão trancadas
Foto: Divulgação
A BMW foi a primeira fabricante de veículos a desenvolver um aplicativo para o Samsung Galaxy Gear
Foto: Divulgação
O proprietário também pode ligar o ar-condicionado do carro remotamente para chegar ao veículo já climatizado
Foto: Divulgação
A montadora já utiliza uma câmera na entrada de ar frontal para sistemas de auxílio ao motorista como alertas de mudança de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito
Foto: Divulgação
Os sistemas de anticolisão e piloto automático também usam câmeras de reconhecimento
Foto: Divulgação
Radares de ultrassom são usados para o sistema de estacionamento 100% automático
Foto: Divulgação
A Ford anunciou que o recém-lançado Mustang será o primeiro modelo a contar com a nova geração do sistema multimídia SYNC
Foto: Divulgação
A primeira geração do sistema foi lançada em 2010 e está disponível no Brasil
Foto: Divulgação
Com a evolução, o motorista terá comandos de voz mais fáceis, GPS e informaçeos em tempo real sobre o desempenho do veículo
Foto: Divulgação
O novo Mustang será vendido com motor turbo de 2.3 litros ou V8 de 5.0 litros
Foto: Divulgação
A Ford mostrou pela primeira vez um carro conceito movido a energia solar
Foto: Divulgação
O modelo é equipado com um painel solar no teto, que se inclina automaticamente buscando de onde vem a luz de acordo com a hora do dia, e quando com suas baterias totalmente carregadas tem autonomia para rodar até cerca de 990 km
Foto: Divulgação
Hyundai Genesis aparece na CES 2014
Foto: Divulgação
Hyundai Genesis aparece na CES 2014
Foto: Divulgação
A Kia mostra o conceito KND-7, com câmeras no lugar de espelhos retrovisores e monitoramento dos batimentos cardíacos na direção
Foto: Divulgação
Kia KND-7 Concept
Foto: Divulgação
Kia KND-7 Concept
Foto: Divulgação
Kia KND-7 Concept
Foto: Divulgação
A Mercedes-Benz levou seu novo sedã topo de linha para demonstrar os sistemas de auxílio ao motorista
Foto: Divulgação
O Classe-S foi considerado o carro "mais conectado" de 2013 por duas revistas alemãs especializadas
Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Classe S
Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Classe S
Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Classe S
Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Classe S
Foto: Divulgação
Mercedes-Benz Classe S
Foto: Divulgação
O modelo 100% elétrico SRT_01E Spark- Renault realizou sua primeira aparição pública em Las Vegas
Foto: Divulgação
O carro estava nas mãos do piloto brasileiro Lucas di Grassi que dirigiu ao longo da Las Vegas Strip
Foto: Divulgação
A demonstração foi a confirmação de que a ideia de carros de corrida monolugares totalmente elétricos é hoje muito mais uma realidade
Foto: Divulgação
SRT_01E Spark- Renault
Foto: Divulgação
SRT_01E Spark- Renault
Foto: Divulgação
SRT_01E Spark- Renault
Foto: Divulgação
SRT_01E Spark- Renault
Foto: Divulgação
O grupo japonês Toyota anunciou que lançará em 2015 nos Estados Unidos o "carro do futuro", movido a hidrogênio e com emissão zero de carbono
Foto: Divulgação
O vice-presidente de vendas da Toyota Bob Carter afirmou em entrevista coletiva antes da abertura do Salão Internacional de Eletrônica (CES), em Las Vegas, que o mercado inicial para este automóvel será a Califórnia
Foto: Divulgação
A Califórnia terá ações paralelas para estabelecer uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio
Foto: Divulgação
O automóvel de quatro lugares chamado de FCV (fuel cell vehicle) tem autonomia de quase 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos
Foto: Divulgação
A Toyota já havia apresentado o protótipo no ano passado, no Salão do Automóvel de Tóquio
Foto: Divulgação
Em termos de infraestrutura, a Toyota e as autoridades californianas planejam criar novos 20 postos de abastecimento de hidrogênio no prazo de um ano, que se somarão aos 10 já existentes no estado
Foto: Divulgação
O objetivo a longo prazo é estabelecer cerca de 100 postos, de forma que o proprietário do "carro do futuro" tenha um ponto de abastecimento a menos de seis minutos de sua residência
Foto: Divulgação
Toyota mostrou também o conceito i-road
Foto: Divulgação
Exemplo de aplicativos que poderão ser acessados por meio do sistema
Foto: Divulgação
Para a Intel, a conectividade nos veículos e o conteúdo básico online se tornarão fatores críticos na hora dos consumidores decidirem qual carro comprar
Foto: Divulgação
A fabricante tem parcerias com as marcas Infiniti, Kia, BMW, Jaguar, Land Rover e Toyota para fornecer os sistemas
Foto: Divulgação
Por meio de um fundo de US$ 100 milhões, a Intel Capital investe em empresas de hardware, software e serviços que estão desenvolvendo ingredientes tecnológicos e capacidades de plataforma de ponta que suportem o foco da Intel nas áreas automotivas
Foto: Divulgação
Compartilhar
Publicidade
O setor automobilístico experimenta muito sobre o conceito do carro autônomo. Já existem protótipos que se movem sem motorista, mas a maioria dos esforços se orienta ao desenvolvimento de tecnologias que melhorem pontualmente os automóveis que se comercializam atualmente, com aplicativos como reguladores de velocidade, detectores de fadiga ou a diminuição automática da intensidade dos faróis quando cruzam com outro veículo.
Devauchelle enfatiza que isto vai além de um equipamento de conforto: melhora a segurança ao reduzir os riscos de colisão e "mantém a mobilidade de pessoas que não a teriam de outra forma. Por exemplo, quando você é uma pessoa idosa, que sente dor ao movimentar a cabeça e estacionar é muito difícil", acrescentou. "As manobras de estacionamento são, segundo nosso conhecimento, as mais demandadas, porque é mais difícil de fazer", destacou.
Valeo disse que três milhões de veículos já foram comercializados com seu sistema de estacionamento semi-automático, que permite por exemplo ao automóvel estacionar sozinho, mas ainda obriga o motorista a permanecer frente no volante. O motorista totalmente automático apresentado em Las Vegas é a próxima etapa. Em que prazo? Isto dependerá de seus usos: por exemplo, será mais facilmente adaptável para uma companhia de aluguel de carros, cujos estacionamentos estão bastante padronizados, disse Devauchelle. Também será preciso fazer evoluir uma regulamentação "bastante mal adaptada às tecnologias eletrônicas", que exige que o motorista mantenha sem interrupção o controle de seu carro, admitiu.
A Kolibree mostra sua escova de dentes conectada à internet. O modelo possui um sensor que detecta a quantidade de tártaro a ser removido na escovação e também registra a atividade do usuário, para que ele possa manter uma limpeza consistente. Todas as informações são transmitidas para o smartphone
Foto: AFP
A TREWGrip LLC demonstra um teclado com teclas traseiras para ser acoplados em iPads e tablets com Android
Foto: AFP
A TREWGrip LLC demonstra um teclado com teclas traseiras para ser acoplados em iPads e tablets com Android
Foto: AFP
A AcousticSheep mostra uma faixa de corrida que absorve a umidade da cabeça e possui fones de ouvido embutidos
Foto: AFP
Fabricante demonstra o Parrot MiniDrone, aparelho controlado via Bluetooth por um smartphone e possui rodas laterais, que permitem que ele se movimente pelo piso, paredes ou teto
Foto: AFP
O robô Sphero 2B é demonstrado em um prévia de imprensa da CES. Controlado por Bluetooth, o aparelho pode andar a mais de 4 metros por segundo em diversas superfícies. O robô estará disponível no segundo semestre por US$ 99
Foto: AFP
A Misfit mostra um monitor de atividade física que mede calorias, passos, distância e sono. Ele é vendido por US$ 100
Foto: AFP
O relógio Wellograph rastreia a atividade física e exibe as informações através de um infográfico na tela. Ele pode monitorar a frequência cardíaca do usuário, funciona como um relógio de corrida e pedômetro, mede as calorias queimadas e pode registrar as informações por até quatro meses. O aparelho deve ser lançado em abril por US$ 320
Foto: AFP
A câmera vestível EGO LS é demonstrada durante uma prévia de imprensa na CES. A câmera de oito megapixels possui Wi-Fi e é operada remotamente via Bluetooth. Ela também pode ser usada com um modem 4G, para transmissão de vídeo em tempo real. Ela estará disponível por US$ 199 em junho
Foto: AFP
A Lenovo demonstra o computador de mesa Horizon 2. Com tela touchscreen de 27 polegadas, o aparelho pode ser pareado com um smartphone Android e estará à venda a partir de US$ 1,3 mil
Foto: AFP
A LG mostra seu smartphone LG Flex, com tela curva de seis polegadas
Foto: AFP
A DJI Innovations mostra um drone que captura imagens e faz vídeos aéreos. O aparelho é equipado com uma câmera de 14 megapixels e faz vídeos de 1080p. Ele é controlado por smartphone e possui uma autonomia de voo de 25 minutos. O aparelho já é vendido por US$ 1,2 mil
Foto: AFP
A DJI Innovations mostra um drone que captura imagens e faz vídeos aéreos. O aparelho é equipado com uma câmera de 14 megapixels e faz vídeos de 1080p. Ele é controlado por smartphone e possui uma autonomia de voo de 25 minutos. O aparelho já é vendido por US$ 1,2 mil
Foto: AFP
Companhia francesa mostra um sistema de monitoramento por sensores que pode coletar informações de qualquer ambiente
Foto: AFP
A companhia europeia BeeWi mostra mini robôs de combate controlados via Bluetooth
Foto: AFP
Companhia mostra o PrioVR, um espécie de roupa com sensores como magnetômetro, giroscópio e acelerômetro que traduz o movimento do corpo do jogadores para controlar personagens de games
Foto: AFP
A Caterpillar mostrou o Cat B100, aparelho à prova d'água, resistente a uma queda de 1,8 metro e a temperaturas entre -25°C e 55°C
Foto: EFE
LG apresentou a LifeBand Touch, pulseira com painel OLED sensível ao toque que exibe as chamadas recebidas e controles de música , o built -in acelerômetro de 3 eixos e altímetro permite que o dispositivo para medir com precisão os principais indicadores de desempenho, tais como distância, velocidade, número de passos , calorias consumidas e ritmo cardíaco
Foto: Divulgação
CEO da Intel, Brian Krzanich apresenta um novo computador pessoal no tamanho de um cartão SD, o Edison, durante a CES 2014, em Las Vegas
Foto: Reuters
BlueMotion, vibrador que pode ser controlada à distância pelo parceiro através de um aplicativo, disponível para iOS e Android
Foto: Divulgação
A Samsung mostrou seu primeiro televisore de ultradefinição e tela curva de 105 polegadas
Foto: AP
A fabricante sul-coreana Samsung também anunciou uma nova linha de tablets, a Galaxy Tab Pro
Foto: AP
A Sony lançou a pulseira SmartBand, que monitora as atividades diárias do usuário
Foto: AP
A Panasonic anunciou o tablet Toughpad, com tela LCD de 20 polegadas e resolução 4K
Foto: AP
A Sony anunciou o smartphone Xperia Z Compact. Ele tem as mesmas configurações de hardware do topo de linha da marca, mas tela de 4,3 polegadas
Foto: AP
Relógio Basis tem sensores que monitoram a atividade do usuário
Foto: Reuters
Fechadura inteligente Goji é demonstrada na feira. O aparelho fotografa e envia para o smartphone do dono da casa quando alguém está tentando ativar a fechadura
Foto: Reuters
Lenovo mostra um notebook 2 em 1 durante evento da Intel em Las Vegas
Foto: AFP
LG mostra televisor curvo com tela de ultradefinição
Foto: EFE
A Huawei anunciou seu smartphones Ascend Mate2 4G
Foto: EFE
Brian Krzanich, CEO da Intel apresenta fones de ouvido que monitram a frequência cardíaca
Foto: Reuters
A robô Murata Girl é demonstrada em estande da feira em Las Vegas
Foto: AFP
Jaybird mostra a pulseira Reign em seu estande na CES. A pulseira mede a atividade física e o sono do usuário, além de avisar quando ele deve descansar ou praticar exercícios
Foto: AFP
A câmera de vestir Autographer pesa apenas 58 gramas e tem cinco sensores embutidos, que decidem quando é hora de tirar fotos e fazem o aparelho disparar automaticamente
Foto: AFP
O robô Bo move o braço para tocar uma música. Voltado ao público infantil, o robô ajuda os jovens a aprender programação e é controlado via iPad
Foto: AFP
Visitante testa os óculos inteligentes Epson Moverio BT-200 durante a CES. O aparelho projeta duas imagens idênticas nas lentes, formando uma figura semitransparente no campo de visão do usuário. O aparelho roda Android e está em pré-venda nos EUA por US$ 699
Foto: AFP
Fujifilm mostra a câmera à prova d'água FinePix XP
Foto: AFP
Alto-falantes portáteis são expostos no estande da RCA
Foto: AFP
Relógio da Burg funciona também como telefone
Foto: AFP
Panasonic mostra o tablet de 7 polegadas Toughpad roda Windows e tem processador Intel. Ele suporta quedas, choque, vibrações, umidade e temperaturas extremas, além de ser protegido contra peira e água
Foto: AFP
Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados.