Carro elétrico movido a energia solar parece ter vindo do futuro; veja
Aptera Motors atualizou sobre o progresso na produção em escala de seu veículo movido a energia solar
A montadora dos EUA Aptera Motors divulgou, nesta sexta-feira (5), um veículo elétrico movido a energia solar com o intuito de produzi-lo em escala comercial. Com aspecto futurístico, o carro parece ter saído da animação "Os Jetsons".
No início deste ano, a compaanhia presentou o modelo Launch Edition, afirmando que a produção ainda era um objetivo distante, já que a empresa ainda precisava arrecadar mais de US$ 50 milhões em financiamentos.
Desde então, a Aptera lançou o programa Accelerator, que usa investimentos de crowdfunding (financiamento coletivo) de pessoas que já fizeram reservas para garantir a produção da edição de lançamento do veículo. Com isso, a empresa conseguiu comprar equipamentos iniciais para a produção, com um subsídio recebido da Comissão de Energia da Califórnia.
Partes importantes, como as laterais e as portas, já foram produzidas e serão preenchidas com um composto de carbono aquecido e pressionado para produzir os componentes estruturais do veículo.
A produção do composto produz menos de 1% de resíduos e o material é reciclado até cinco vezes. A empresa afirmou que seus equipamentos têm a capacidade de produzir mais de 100 mil peças e pode ajudá-los a produzir um milhão de veículos movidos a energia solar.
"Continuamos levantando dinheiro. As pessoas continuam descobrindo a história da Aptera e apoiando a missão da mobilidade solar com seus dólares, com suas reservas para os veículos, com investimentos e é incrível ver que nossa história continua, mesmo com tempos tumultuosos, sendo uma grande história", disse Chris Anthony, confundador da Aptera, ao blog Electrek.
"Seguimos avançando em direção à produção e as coisas que este veículo fará pelo mundo são convincentes. A mobilidade solar é convincente. É uma missão que vale a pena lutar e estamos muito felizes que todos tenham se juntado a essa missão, tornando o mundo um lugar mais eficiente e melhor em geral", acrescentou Anthony.