Carta aberta pede pausa no desenvolvimento de IA
"Devemos arriscar perder o controle da nossa civilização?", pergunta o texto corroborado por Elon Musk e Steve Wozniak, que defende a criação de protocolos de segurança e políticas públicas
O instituto Future of Life divulgou uma carta aberta pedindo a todos os laboratórios de inteligência artificial que suspendam por pelo menos seis meses a criação de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4, da OpenAI.
Com mais de mil assinaturas, o documento é referendado por especialistas em inteligência artificial, além de Elon Musk, CEO da Tesla, da SpaceX e do Twitter, e Steve Wozniak, que fundou a Apple com Steve Jobs.
O documento faz as seguintes perguntas:
- Devemos deixar que as máquinas inundem nossos canais de informação com propaganda e falsidade?
- Devemos automatizar todos os trabalhos, incluindo os satisfatórios?
- Devemos desenvolver mentes não-humanas que eventualmente nos superassem em número, fossem mais espertas, nos tornassem obsoletos e nos substituíssem?
- Devemos arriscar perder o controle da nossa civilização?
"Tais decisões não devem ser delegadas a líderes tecnológicos não eleitos", conclui a carta. E propõe que laboratórios e especialistas de IA usem o período proposto para implementar protocolos de segurança e atuar com formuladores de políticas públicas.
"Se tal pausa não puder ser decretada rapidamente, os governos devem intervir e instituir um moratorium [suspensão de atividades]", diz o abaixo-assinado.
Leia a íntegra da carta, em inglês, aqui.