Carta em código sobre conspiração de assassinato de Carlos V é decifrada
Monarca enviou uma série de símbolos a seu embaixador na França falando sobre uma tentativa de conspiração contra a sua pessoa
Um código secreto em uma carta do Imperador Carlos V foi decifrado por uma equipe de pesquisadores de um laboratório de Loria, no leste da França, após mais de 500 anos desde o seu envio. Em uma mensagem completamente criptografada e endereçada a seu embaixador na França, o imperador do Sacro Império Romano e rei da Espanha fala sobre uma conspiração para cometer assassinato contra ele.
Carlos V é tido como um dos indivíduos mais poderosos de toda a história. Devido a uma série de guerras e casamentos reais no século 16, o monarca herdou e governou um império gigantesco que abrangia grande parte da Europa Ocidental e das Américas por mais de 40 anos.
A carta de Carlos V, endereçada a um embaixador na França, estava esquecida desde 1547 e levou mais de seis meses para ser decifrada pelos historiadores.
A criptógrafa Cecile Pierrot ouviu falar do documento pela primeira vez em 2019, em um jantar, e só conseguiu ter acesso à carta em 2021. Ela disse a repórteres que, ao mesmo tempo que misteriosa, a carta era completamente incompreensível à primeira vista.
Usando softwares para ajudar na investigação, os pesquisadores descobriram que Carlos V usou mais de 120 símbolos de diferentes famílias para criptografar a mensagem. Para despistar curiosos, o monarca desenhou ícones que não significavam nada, juntou mais de uma palavra em um único símbolo e substituiu vogais que vêm depois de consoantes por marcas — uma inspiração que provavelmente veio do árabe.
Uma outra carta, na qual o mesmo embaixador havia rabiscado um gabarito de transcrição do código, também ajudou no processo.
Relações desgastadas
Camile Desenclos, outra pesquisadora envolvida na descoberta, afirma que o conteúdo da carta mostra um desgaste na relação entre Carlos V e o rei da França, Francisco I, em 1547. Os monarcas haviam assinado um tratado de paz três anos antes, mas existiram várias tentativas de enfraquecer um ao outro.
Na carta, Carlos V fala sobre uma possível conspiração de assassinato contra si próprio que estaria se desenrolando na França. A historiadora comenta que, até hoje, pouco se sabe sobre o movimento, mas sublinha que o documento deixa evidente o medo do monarca.
Os pesquisadores agora esperam poder decifrar mais cartas e assim entender mais sobre a estratégia de Carlos V na Europa. “É provável que façamos muito mais descobertas nos próximos anos", disse Desenclos.