Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caso Alok: como lasers podem queimar câmera do celular

Contato direto da luz dos feixes no sensor da câmera causa “pixels mortos”, que aparecem como pontos ou linhas fixas na imagem

5 set 2022 - 11h48
(atualizado às 12h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Show do Alok no Rock in Rio 2022 teria prejudicado câmera de celular, segundo um espectador
Show do Alok no Rock in Rio 2022 teria prejudicado câmera de celular, segundo um espectador
Foto: Reprodução/Twitter

Durante o show do Alok, no último sábado (3), no Rock in Rio, um fã relatou que os lasers do show teriam danificado a câmera do seu celular. De fato, esse tipo de iluminação traz riscos para sensores de câmeras, mas sob circunstâncias específicas. 

Espectador do show, Rodrigo Barbosa disse ao Terra que, no momento dos lasers verdes, a imagem da câmera ficou com linhas coloridas. Depois de reiniciar o aparelho, no entanto, a câmera voltou ao normal.

No Twitter, outras pessoas começaram a compartilhar relatos de câmeras danificadas por lasers de shows e festas.

O caso chegou até mesmo no próprio Alok. O artista respondeu o tuite de Rodrigo, perguntando se o fã estava na tirolesa do festival. O questionamento se deu porque, durante sua apresentação, os lasers ficaram direcionados para cima.

Um feixe de laser pode mesmo danificar a câmera do celular?

Sim, mas a possibilidade de dano depende de inúmeros fatores, como a intensidade do laser, a distância da fonte que o emite e o tempo de exposição da câmera ao feixe. Quanto menor for a distância entre o celular e a fonte do laser, e quanto maior for a intensidade do feixe e o tempo de exposição, maiores são as chances de ter a câmera danificada.

Por ser um feixe de luz concentrado, o laser emite calor que pode causar danos a superfícies extremamente sensíveis, como é o caso do sensor da câmera. Assim, o laser pode criar “pixels mortos”, que aparecem na imagem da câmera como pontos ou linhas de uma cor diferente. Veja um exemplo:

Ainda não está claro se os lasers do show de Alok causaram mesmo o problema relatado nas redes sociais, devido à grande distância entre a fonte da luz e as câmeras dos espectadores, além da posição em que os feixes foram disparados.

Como evitar danos?

Se estiver em um show com lasers e quiser registrar o momento, evite apontar a câmera do celular diretamente à fonte do laser. É possível filmar o desenho dos feixes e seus movimentos, mas não deixe que a luz atravesse a câmera diretamente.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade