Amazon lança smartphone com preço a partir de US$ 199
Jeff Bezos apresentou nesta quarta-feira o primeiro smartphone da Amazon, o Fire Phone, que será vendido a partir de US$ 199. O gadget possui botões de alumínio, tela de 4.7 polegadas LCD em alta definição, processador quad-core 2.2 GHz e processador gráfico Adreno 330, 2GB de RAM, câmera de 13 megapixels com estabilização e sistema Fire OS, além de duas caixas de som com "dolby digital plus surround".
Entre as principais novidades que o Fire Phone apresenta ao mercado estão um espaço sem limites para armazenamento de fotos na rede Amazon Cloud Drive e o sistema Firefly, uma aplicação para a câmera que consegue reconhecer até cem milhões de objetos. Os produtos e os QR Codes podem ser visualizados com informações pelo sistema. Existe também a possibilidade de comprá-los na loja da Amazon. Na apresentação, Bezos, mostrou um pote de Nutella sendo reconhecido pelo programa. O aparelho também reconhece e faz ligações para números de telefone anotados em papeis, por exemplo. Para ser acionado, o Firefly possui próprio botão abaixo dos de controle de som.
Mas o principal atrativo é a prometida tela em 3D. Com o sistema conhecido como "dynamic perspective" (do inglês, prespectiva dinâmica), o novo smartphone consegue melhorar e apresentar imagens em três dimensões. Durante a apresentação do celular, Bezos mostrou no aplicativo de mapa uma imagem em 3D do Empire State Building, em Nova York. Além disso, a câmera do celular consegue aperfeiçoar a imagem que está sendo captada. Em ligações em vídeo chamada e selfies, o aparelho permite usar quatro câmeras para captar a profundidade e obter melhor qualidade.
O Fire Phone possui ainda o conceito de segunda tela, o que permite passar o vídeo do celular na TV. Com o também novo X-Ray, as pessoas consegue ter informações do programa televisivo ou filme, por exemplo. O sistema ASAP dá exemplos do que o usuário pode assistir.
Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução
Entre os aplicativos, Fire Phone vem com Netflix, HBO Go, Hulu Plus e ESPN, além do Amazon App Store e do Amazon Prime Music. Os apps são divididos em "cloud" e "device".
Apenas com vendas para os Estados Unidos, o aparelho da Amazon de 32 GB custará US$ 199 na AT&T no modo pós-pago com um contrato de dois anos. E no modo pré-pago, o valor será de US$ 650.