Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apple compra startup de mapas de edifícios por US$ 20 milhões

25 mar 2013 - 11h54
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários
WiFiSLAM usa intensidade do sinal de internet sem fio para indicar ao usuário o local onde está dentro de um shopping ou aeroporto, por exemplo
WiFiSLAM usa intensidade do sinal de internet sem fio para indicar ao usuário o local onde está dentro de um shopping ou aeroporto, por exemplo
Foto: Divulgação

A Apple comprou a startup de mapas WiFiSLAM, especializada em mapeamento interno de edifícios. O sistema desenvolvido pela companhia usa a intensidade do sinal de WiFi para localizar o usuário dentro de prédios como shoppings, por exemplo. As informações são do Business Insider e do Wall Street Journal.

O segmento de mapeamento de interiores tem crescido, e a gigante de tecnologia parece sinalizar que a disputa por esse mercado está prestes a esquentar, pontua o WSJ, que confirmou com a Maçã a compra da startup. Cupertino não comentou a aquisição, mas fontes do jornal americano afirmam que a transação foi na casa dos US$ 20 milhões.

Fundada há cerca de dois anos no Vale do Silício, berço de companhias de tecnologia nos Estados Unidos, a WiFiSLAM não foi encontrada para comentar o assunto. Além de alguns funcionários, a empresa tem entre os fundadores o ex-engenheiro de software do Google Joseph Huang. A startup recebeu financiamento de inúmeros investidores-anjos, entre eles Don Dodge, ex-funcionário do gigante de buscas e com passagem pela Microsoft, de acordo com o AngelList, citado pelo WSJ.

O mercado de mapeamento interno tem a presença do Google, que oferece o serviço para alguns locais como shopping, aeroportos e complexos esportivos. Além disso, duas companhias atuam no segmento, como a Walkbase - criada em 2009 e que tem um app para Android - e a IndoorAtlas - que usa campos magnéticos da Terra para determinar a localização do usuário. Também do país europeu, a Nokia oferece o Destinations Maps.

<p>iPhone 5 teve Google Mapas nativo trocado por serviço próprio da Apple, o que desagradeu usuários</p>
iPhone 5 teve Google Mapas nativo trocado por serviço próprio da Apple, o que desagradeu usuários
Foto: Divulgação

A Apple tem investido no segmento de mapas, o que ficou evidente em setembro do ano passado, na atualização do seu sistema operacional móvel, quando a fabricante trocou o mapa nativo do iOS 6 do Google Maps por um produto próprio. Após reclamações de usuários, o CEO da companhia, Tim Cook, desculpou-se publicamente e o demitiu o encarregado pela criação do software proprietário da Maçã, Scott Forstall.

Os mapas do Google só retornaram aos usuários do iPhone, iPad e iPod touch três meses depois, quando a Apple liberou o aplicativo próprio do Google Maps na App Store.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade