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Apple quer streaming de música pela metade do preço do Pandora

7 mar 2013 - 17h04
(atualizado às 17h10)
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A Apple estaria tentando negociar com gravadoras americanas um valor de licença para a criação de um serviço de streaming de música. A dificuldade, segundo o TechCrunch, estaria no fato de que a Maçã quer pagar US$ 0,06 a cada 100 músicas tocadas, enquanto o Pandora paga US$ 0,12.

Os dados, obtidos do New York Post, dão conta de que o valor pago pela Pandora já é o mais baixo do mercado. O iHeart pagaria US$ 0,22 para cada 100 canções, e o Spotify, US$ 0,35 - o mais alto entre os serviços já existentes.

Na quarta-feira, fontes de Cupertino informaram que o CEO da Apple, Tim Cook, teria se reunido com Jimmy Iovine, da Beats, para negociar uma parceria também justamente para um serviço de streaming de músicas.

A companhia de Cupertino estaria interessada, ainda, em expandir o iAd, seu serviço de anúncios, incluindo-o no streaming para que seja gratuito ao usuário. Segundo o site americano, o serviço de música da Apple foi apelidado de iRadio.

Magnata da música e cofundador da Beats, Jimmy Iovine
Magnata da música e cofundador da Beats, Jimmy Iovine
Foto: Getty Images

O iRadio seria interessante para a gigante de tecnologia, analisa o site especializado, porque permitiria à Maçã complementar - não substituir - o já tradicional serviço de compra de conteúdos digitais. Outras fontes do TechCrunch teriam afirmado, ainda, que Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da fabricante do iPod e do iPhone, teria considerado o valor pago às gravadoras muito alto, e por isso teria desistido de fazer negócio com o mesmo Iovine que agora conversa com Tim Cook, novo CEO de Cupertino.

As negociações estariam travadas também porque os selos querem, além do valor por faixas tocadas, um percentual da receita da gigante de tecnologia com os anúncios do aplicativo. Segundo o Post, após as primeiras conversas os dois lados estariam agora fazendo contrapropostas.

A novidade da negociação de agora em relação a outras, que também foram alvo de especulação, segundo o site especializado, é que desta vez as partes estariam tentando usar a repercussão da mídia para tentar pesar a seu favor na negociação. Pesaria, ainda, a negociação do Google para um serviço de streaming de música para o YouTube.

Fonte: Terra
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