Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Celular

Descubra o que é iMessage, serviço de mensagens do iOS 5

8 jun 2011 - 16h50
Compartilhar

A Apple apresentou algumas novidades bem interessantes em sua keynote de abertura da WWDC 2011, que aconteceu na segunda-feira, 6 de junho. Entre as mais comentadas no Twitter durante a apresentação está a nova funcionalidade do iOS, o iMessage. Scott Forstall, o maestro por trás do iOS, explicou que o serviço é uma forma nova de enviar mensagens entre os usuários do iOS 5. Com ele, será possível enviar mensagens de texto via Wi-Fi ou 3G de qualquer dispositivo móvel da Apple para qualquer iPad, iPhone ou iPod touch.

O iOS 5 conta com iMessage, um novo sistema de mensagens de textos, fotos, vídeos e mensagens em grupo
O iOS 5 conta com iMessage, um novo sistema de mensagens de textos, fotos, vídeos e mensagens em grupo
Foto: Divulgação

O iMessage está embutido no aplicativo Mensagens e você pode enviar texto, fotos, vídeos, a sua localização e contatos a um indivíduo ou grupo. Gerencie suas mensagens com um alerta de recebimento e leitura das mesmas, visualize quando alguém está digitando e tenha a segurança de que todas as mensagens serão criptografadas. E você também pode continuar a conversa iniciada em outro dispositivo.

Como acontece em todas as novidades, muitas questões ficam em aberto. O site 9to5 Mac esteve testando o aplicativo e tentou esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes. Para começar, o iMessage é um formato proprietário desenvolvido pela Apple, o que significa que não será possível trocar iMensagens com smartphones BlackBerry ou Android - pelo menos por enquanto. No futuro, talvez a Apple possa mover o aplicativo a uma plataforma de código aberto, como prometeu fazê-lo com o FaceTime (e ela ainda não conseguiu um acordo com as operadoras de telefonia celular para fazer a videochamada funcionar pelo 3G).

Quando você instala o iOS 5 e ativa o iMessage, o seu número de telefone e Apple ID são registrados automaticamente. Dessa forma, todos os usuários da quinta geração do sistema operacional móvel da Apple podem enviar mensagens de graça. Um SMS comum será convertido em um iMessage automaticamente pelo iOS 5, que será capaz de descobrir se a mensagem veio ou não de um produto da Apple. Se não vier, ele poderá ser respondido como se fosse um SMS normal (e ser cobrado por isso como sempre foi).

E como diferenciar um SMS normal de um iMessage? Simples: se o botão de "Enviar" estiver verde, ele é um SMS e deverá ser cobrado pelo envio. Se ele estiver azul, é parte do novo serviço da Apple. Quando o usuário criar uma nova mensagem e começar a digitar o nome do destinatário, a função de auto-completar mostrará um balão de chat azul próximo ao nome do contato que tiver o iMessage habilitado. Quem não gostar do serviço, pode desabilitá-lo nos Ajustes do iPhone, iPad ou iPod touch.

Como as mensagens são enviadas por Wi-Fi ou 3G, o 9to5 Mac ainda não sabe dizer como eles serão incluídos no tráfego de dados da conexão 3G ou se a Apple conseguiu algum acordo com as operadoras para excluir as iMessages da conta. Por fim, quem gosta de mandar vários emoticons, pode ficar tranquilo. Esta funcionalidade estará presente no novo serviço da Apple. O iMessage e o iOS 5 serão lançados ao usuário final somente em setembro.

Geek
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra