Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nokia Lumia 1020 transforma usuário em fotógrafo amador qualificado

13 set 2013 - 08h21
(atualizado às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>London Bridge</p>
London Bridge
Foto: Déborah Salves / Terra

O Nokia Lumia 1020 se propõe a ser uma boa câmera fotográfica, ao passo que também oferece ao usuário as possibilidades de um smartphone - apps, ligações, SMS, acesso a internet. Os 41 megapixels, somados aos recursos avançados de foco, ISO e abertura com opção de controle manual permitem ao fotógrafo amador criar efeitos mesmo sem conhecer os princípios da fotografia.

A versão que o Terra testou tem 64 GB de memória interna, não expansíveis com cartão microSD, e é a mesma que começa a ser pré-vendida nesta sexta-feira no Reino Unido e em outubro no Brasil. A bateria, depois da câmera e do armazenamento, é o que mais se destaca. Para um aparelho com vocação de máquina fotográfica, três horas de uso levaram a carga a 23%, momento em que o modo de economia de energia começou a funcionar. Depois, o acessório externo com botão dedicado de clique e bateria extra entraram em ação.

<p>Cathedral St Paul's</p>
Cathedral St Paul's
Foto: Déborah Salves / Terra

Para ter abertura de f/2.2, a lente precisa ser grande e por isso o corpo do celular apresenta uma saliência na parte traseira. No bolso, não parece diferente de outros modelos, mas ao segurar o telefone pode se tornar incômoda.

Câmera

É claro que com uma câmera de 41 megapixels, memória é essencial. Mas o interessante para o usuário comum é que o dispositivo não perde a capacidade de compartilhar as fotos. O Nokia Lumia 1020 tem tecnologia que faz dois arquivos da mesma foto: o original, com 41 megapixels de resolução, e um "compartilhável", com cinco megapixels. O usuário pode optar por compartilhar a foto inteira ou escolher um detalhe.

<p>Efeito de foco no ambiente</p>
Efeito de foco no ambiente
Foto: Déborah Salves / Terra

Com zoom óptico de seis vezes e lentes Carl Zweiss, o celular-câmera permite recortar detalhes como se fosse possível dar um zoom na imagem já feita, sem perder a qualidade. O slogan do aparelho, "nada chega mais perto", evidencia que o diferencial fotográfico, junto aos efeitos, é a possibilidade de escolha quanto ao conteúdo final.

A interface de ajuste de foco, abertura, ISO, branco e ambiente é bastante intuitiva, e a fabricante destaca a possibilidade de o usuário ver, no momento em que muda a configuração, qual resultado ela vai ter na imagem final. Basta deslizar o ícone da câmera para ver todos os ajustes possíveis e modificá-los. Para alterar apenas um, basta clicar no ícone correspondente no alto da tela.

A opção de vídeo tem ajustes de cena e foco. O que mais facilita é o zoom durante a filmagem: deslizando o dedo para cima, aproxima, e para baixo, faz o zoom out. O gesto é mais simples do que a tradicional pinça de outros modelos, que exige mais destreza. No Lumia 1020, um toque leve, que não afeta a posição do aparelho focado na cena em filmagem, faz o serviço.

A jornalista viajou a convite da Nokia

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade