Nokia testava Android em Lumias antes da venda para Microsoft
Antes de vender sua divisão de celulares para a Microsoft por US$ 7,2 bilhões, a Nokia testava celulares rodando Android como alternativa ao Windows Phone, segundo uma reportagem do blog Bits, do The New York Times. Segundo duas pessoas próximas ao assunto e que pediram anonimato, um time da Nokia tinha celulares Lumia rodando Android muito antes da venda da empresa.
Outra pessoa afirmou ao jornal americano que a ideia da Nokia de usar Android não fez parte das discussões da Microsoft com a empresa durante a aquisição, apesar de ter sido amplamente reconhecida pela gigante do software como uma possibilidade.
A Nokia fechou um acordo com a Microsoft para usar Windows Phone em seus dispositivos em 2011, mas tinha a opção de deixar a parceria no fim de 2014. Apesar do real status do projeto do Android dentro da Nokia ser desconhecido, o rompimento da parceria do Windows Phone pela finlandesa seria desastroso para a Microsoft. A nokia é responsável por 80% dos dispositivos com Windows Phone vendidos.