Posição fraca rebaixa Nokia no mercado de celulares
A Moody's rebaixou sua classificação de crédito para a Nokia, mencionando a enfraquecida posição de mercado da fabricante finlandesa de celulares e a incerteza quanto à sua transição para o software Microsoft Windows Phone.
A agência de classificação de risco anunciou nesta quinta-feira que estava reduzindo sua classificação para os títulos de dívida sênior da Nokia de A2 para A3. A agência também rebaixou a avaliação dos títulos de curto prazo da empresa de Prime-1 para Prime-2, e declarou que as perspectivas quanto à classificação eram negativas.
"O rebaixamento reflete primariamente a posição enfraquecida de mercado da Nokia em seu negócio principal, aparelhos móveis, que reduziu as margens e fundos operacionais da empresa", escreveu Wolfgang Draak, vice-presidente sênior da Moody's e diretor de análises para a Nokia, em nota.
Em fevereiro, a Nokia abandonou sua plataforma de software em troca do sistema operacional da Microsoft, e os analistas afirmam que pode perder considerável mercado durante a transição. A Standard & Poor's também rebaixou a classificação da Nokia no final do mês passado.