Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Celular

Relatório trabalhista confirma produção de iPhone mais barato

29 jul 2013 - 17h21
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Relatório trabalhista mostra que uma versão popular do iPhone já estaria em produção</p>
Relatório trabalhista mostra que uma versão popular do iPhone já estaria em produção
Foto: Divulgação

O grupo nova-iorquino China Labor Watch divulgou um relatório nesta segunda-feira que pode ter confirmado a fabricação de um iPhone mais barato na China. O documento, que afirma que a empresa taiwanesa Pegatron, que fabrica produtos da Apple, estaria violando direitos dos trabalhadores em suas fábricas chinesas em Xangai e Suzhou, descreve que a fábrica tem em sua linha de montagem produtos como "iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5 e iPhones de plástico de baixo preço".

A afirmação aparece na página 11 do relatório de 62 páginas, que acusa a Pegatron de forçar os funcionários a trabalhar horas extras não remuneradas sob precárias condições de trabalho, entre outras imposições. "As fábricas da Pegatron estão infringindo um grande número de leis e padrões internacionais e chineses, bem como as normas do próprio código de responsabilidade social da Apple", disse o relatório.

Entre as precárias condições de trabalho está o processo de fabricação do iPhone de plástico, detalhado em outro momento do relatório. "Hoje o trabalho é a colagem de uma película protetora na tampa traseira do iPhone de plástico para impedir que ele seja riscado em linhas de montagem", diz o documento. "O novo celular ainda não foi colocado em produção em massa, de modo a quantidade não é tão importante", continua o texto.

O China Labor Watch divulgou ter enviado investigadores a paisana em três fábricas da Pegatron, realizando cerca de 200 entrevistas com trabalhadores fora das unidades entre março a julho.

A Apple respondeu ao relatório do China Labor Watch, afirmando que realizou 15 auditorias nas instalações da Pegatron desde 2007, que abrangeram mais de 130 mil trabalhadores, para assegurar condições de trabalho seguras e justas em toda a sua cadeia de abastecimento. "O último relatório contém afirmações que são novos para nós e vamos investigá-los imediatamente", disse a Apple. "Se nossas auditorias descobrirem que os trabalhadores têm sido mal pagos ou que têm tido a compensação para hora extra negada, vamos exigir que Pegatron os reembolse na íntegra."

iPhone mais barato teria corpo de plástico e seria vendido em várias cores
iPhone mais barato teria corpo de plástico e seria vendido em várias cores
Foto: Reprodução

Rumores anteriores sobre o suposto iPhone mais barato davam conta de que o aparelho teria múltiplas opções de cores - além do preto e branco hoje disponíveis para a versão atual. Outras informações vazadas também dão conta de que o aparelho poderia ser translúcido.

Os dados não confirmados sobre a versão "popular" do iPhone ainda indicam partes feitas em plástico, em vez de alumínio, e eventualmente peças recicladas de iPhones antigos. A previsão de chegada aos mercados emergentes seria para o segundo semestre deste ano.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade