Rumor de 'celular bomba' assusta indianos
Um novo termo assusta os indianos na cidade de Assam: "Bombile". A palavra é usada para designar uma ligação telefônica que, ao ser recebida, explode o telefone celular e pode deixar seu dono inconsciente. Segundo informações da agência Ians (Indo-Asian News Service), 30 casos de "explosões" já foram reportados, com 20 supostas vítimas dando entrada nos hospitais.
De acordo com a Ians, a maioria das vítimas que recebeu a mensagem/ligação na última semana reclamou de náuseas e dor de cabeça, "e algumas delas tiveram que ser levadas inconscientes ao hospital quando os telefones explodiram logo após receber uma chamada". A agência diz que o ministro-chefe local, Tarum Gogoi, pediu uma investigação científica sobre o caso.
As vítimas disseram à agência de notícias que "as explosões ocorreram logo após receberem chamadas de números que apareceram em vermelho na tela". "Logo após ter recebido a chamada, ouvi um som alto e fiquei inconsciente", afirmou Mujib Ali, motorista de um médico em Guwahati. O celular ficou aos pedaços, e Ali diz que percebeu "uma espécie de choque elétrico logo após receber a chamada" e que, logo depois, "estava na maca do hospital com amigos ao lado", disse à agência.
O site inglês TechEye comenta que o efeito do "celular bomba" já foi percebido também no Quênia algumas semanas atrás, mas as autoridades locais desmentiram o caso e disseram não passar de um boato - até mesmo pedindo às rádios locais que não divulgassem o rumor. E conclui afirmando que é comum o uso, em países emergentes, de baterias e componentes falsos em celulares, o que pode levar realmente a uma explosão.