Cem mil fotos e vídeos de usuários do Snapchat vazam na rede
O vazamento está sendo chamado de “The Snappening” e já seria maior que a divulgação das imagens íntimas de celebridades
Os hackers que invadiram diversas contas do aplicativo Snapchat e roubaram 13 gigabytes em fotos e vídeos, divulgaram no site 4chan um gigantesco banco de dados com 100 mil vídeos e imagens nesta segunda-feira. De acordo com o Business Insider, o vazamento está sendo chamado de “The Snappening” e já seria maior que a divulgação das imagens íntimas de celebridades, realizado no mês anterior.
O Snapchat é um app usado como comunicador instantâneo e permite enviar mensagens, fotos e vídeos, que apagam automaticamente após a leitura. A maioria de sues usuários são jovens de 13 a 17 anos de idade.
Os internautas do 4chan dizem, por meio de seus chats, que a maioria das fotos envolve pornografia infantil.
Em nota ao site americano, o Snapchat confirmou o vazamento, mas afirmou que seus servidores não foram invadidos. Os criminosos tiveram acesso por meio de uma empresa terceirizada que estava coletando cada foto e vídeos dos últimos anos da base do aplicativo, a SnapSaved, que nega relação com o ataque.
Histórico de falhas
O aplicativo Snapachat tem um fraco histórico de segurança, em 2013 analistas de segurança revelaram que era possível achar o número de telefone de pessoas por meio do app. A companhia teve que pedir desculpas por vazar nomes e dados telefônicos de seus usuários no último ano novo. E em fevereiro deste ano, hackers usaram o Snapchat para mandar fotos de vitaminas de frutas para milhares de pessoas.