Cerca de 60% do que está na internet é conteúdo duplicado, diz Google
Especialista de produtos do Google apresentou dado em evento, em Singapura
Já foi pesquisar sobre algum tema no Google e se deparou com uma chuva de links idênticos? Pois é, esse fenômeno agora pôde ser identificado: de acordo com o analista de tendências da empresa, Gary Illyes, 60% dos conteúdos que estão hoje na internet são duplicados.
O assunto entrou em pauta no evento Google Search Central Live, em Singapura. Para o Google, esses conteúdos normalmente são “blocos de conteúdo, dentro ou entre domínios, que são claramente semelhantes a outro conteúdo”.
O conteúdo exclusivo, para a empresa, deve ser incentivado e está ligado à otimização do mecanismo de busca (SEO).
O slide da apresentação em que Illyes explicou sobre o tema foi publicado no Twitter de Kenichi Suzuki, especialista em produtos do Google. Veja:
About 60% of the Internet is duplicate. @methode
#SearchCentralLive pic.twitter.com/jcuu1qrSKQ
— Kenichi Suzuki🇺🇦鈴木謙一 (@suzukik) November 24, 2022
Após a declaração, pessoas questionaram nas redes sociais sobre o conteúdo ser uma exata cópia ou simplesmente uma correspondência para o conteúdo, como um tópico semelhante. Mas para eliminar o conteúdo duplicado, o Google usa algumas medidas, segundo outra publicação de Suzuki:
- Remove duplicatas de protocolo e favorece sites “HTTPS”;
- Remove www/non-www;
- Remove URLs com parâmetros inúteis (sessionID?);
- Remove a variante de barra/sem barra;
- Remove outras duplas de soma de verificação (o Google compara a soma de verificação gerada a partir do conteúdo principal, e, se dois pares de somas de verificação forem iguais, eles serão duplicados).
Com essas informações, fica evidente que um conteúdo deve ser o mais original possível para se destacar nos resultados de busca do Google.