Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CES 2022: Tudo o que você precisa saber sobre a feira

A maior feira de tecnologia do mundo acontece de forma híbrida em 2022, de 5 a 7 de janeiro

5 jan 2022 - 16h49
(atualizado em 7/1/2022 às 19h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de janeiro é aguardado pelo fã de tecnologia tal qual o próprio ano novo em si: é época de novidades em gadgets, robôs e aplicativos apresentados na CES (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia do mundo. Em 2022, por conta do coronavírus e a disseminação da variante Ômicron, o evento está ocorrendo de forma híbrida — se dividindo entre Las Vegas, nos EUA, e em painéis virtuais — além de tours das empresas e demonstrações dos produtos apresentados. De 5 a 7 de janeiro, você pode acompanhar aqui no Estadão tudo o que acontece na CES 2022.

Um clássico das edições da feira, as TVs foram anunciadas desde o primeiro dia do evento, com inovações que contemplam, principalmente as telas, como a tecnologia de Mini Led, por exemplo. Como representante da inovação nas telas, a Samsung fez melhoras no seu modelo de Micro Led e mostrou novidades no hardware, que habilita profundidade de escala de cinza de 20 bits, para aprimorar o nível de cores nas cenas. A TCL apresentou as novas TVs Mini Led que tem como principal destaque a presença de um painel de 144 Hz, com resolução 4K. A LG apresentou suas novas TVs Oled gigantes, com mais de 97 polegadas.

Startups trouxeram dispositivos com funcionalidades curiosas e, alguns, até mesmo peculiares. A Invoxia desenvolveu uma coleira canina digna de pulseiras e relógios inteligentes em humanos: o produto promete identificar batimentos cardíacos, respiração, sono e fornecer GPS ativo em tempo real, tudo acoplado em uma bateria. O Y-Brush um aparelho dentário para escovação, foi outra das 'maluquices' vistas na feira. Com a escova em forma de arco, é necessário apenas encaixar o dispositivos nos dentes para a limpeza.

As fabricantes de carro apostaram na tendência dos carros elétricos, e também no futuro dos carros autônomos. A BMW revelou o SUV elétrico iX M60 com capacidade de chegar a 566 km, e a Chevrolet trouxe sua picape elétrica Silverado, com dois modelos e capacidade de 600 km. Tivemos também a apresentação de um Cadillac autônomo com espaço para duas pessoas.

Os robôs são sempre destaque na feira, e neste ano, a Vanguard Industries nos apresentou o Moflin, um robô pet muito fofo capaz de simular emoções de um bichinho de estimação. A Ameca foi a robô humanoide que roubou a cena com suas expressões faciais e percepção de seus arredores.

Na área da saúde tivemos muitas novidades. A Avokad mostrou um aparelho em forma de abacate para ajudar a medir os valores nutricionais da alimentação, e para ajudar os pais foi apresentada uma meia para monitorar a saúde do bebê durante o sono através de um aplicativo.

Os notebooks vieram com melhorias em seus processadores e um grande investimento na área dos games. A Asus trouxe seu notebook dobrável, que apesar de ter poucas informações sobre, promete incendiar o mercado. A Lenovo apresentou um modelo com touchpad ao lado do teclado para maior produtividade de seus usuários.

Mais curta

Em meio a alta de casos de covid-19 pela variante Ômicron nos Estados Unidos, a organização da CES afirmou, alguns dias antes do evento, que a duração da feira terá apenas três dias, encerrando em 7 de janeiro — um dia antes do previsto. Além da preocupação com aglomeração e protocolos durante os eventos, a organização também tem visto uma baixa de expositores confirmados para a edição. De acordo com funcionários da CES, existem "fortes medidas de segurança em vigor", que incluem obrigatoriedade de vacinação completa, máscaras e disponibilidade de testagem para os participantes, ainda que não obrigatória para entrar no evento.

Até o momento, General Motors, Alphabet (controladora do Google e da empresa de tecnologia automotiva autônoma Waymo), Meta, Twitter, Amazon, Microsoft, Lenovo, BMW, AMD, Intel e a operadora de telecomunicações AT&T cancelaram os planos de participação presencial.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade