CES 2023: Sony e Honda anunciam Afeela, nova marca de carros elétricos
Veículo chegará ao mercado americano no primeiro semestre de 2026
Depois de anunciar na edição de 2022 da Consumer Electronics Show (CES), principal feira de eletrônicos dos EUA, a intenção de produzir carros elétricos, a Sony anunciou não apenas a chegada dos veículos ao mercado, como anunciou uma nova marca: Afeela.
A marca é o resultado da união de duas gigantes japonesas. Em outubro do ano passado, a Sony e Honda confirmaram que vão produzir carros elétricos de forma conjunta. Na época, a parceria foi batizada de Sony Honda Mobility, que afirmou que seu capital inicial é de 10 bilhões de ienes, ou cerca de R$ 350 milhões.
Um protótipo de veículo foi revelado por Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility, na apresentação desta quarta, 4. Ainda sem dar muitos detalhes, o executivo afirmou que o veículo entrará em pré-venda no primeiro semestre de 2025 e chegará ao mercado americano em 2026, na primavera do hemisfério Norte. O preço e outros detalhes não foram divulgados.
Mizuno afirmou que a Sony vai utilizar a sua experiência em inteligência artificial (IA), realidade aumentada e outros sensores, enquanto a produção será feita nas fábricas da Honda nos EUA. Cerca de 40 sensores, incluindo câmeras, radares e leitores de profundidade, serão acomodados na parte externa do veículo, o que deve aumentar a capacidade de direção autônoma do Afeela.
A Sony também trouxe ao palco outros nomes do mundo tecnológico que vão colaborar no desenvolvimento e componentes do veículo. A lista inclui Epic Games, produtora do jogo Fortnite, que vai emprestar a plataforma Unreal Engine para o desenvolvimento de sistemas visuais e interfaces, e a Qualcomm, gigante dos chips que vai fornecer processadores para os veículos.
O movimento também deve aumentar a competição da Tesla, atual líder do segmento elétrico, que vem sofrendo com o crescimento da concorrência enquanto Elon Musk se distrai com o Twitter.