CES 2024: Samsung turbina TV, geladeira e até robô com IA; veja lançamentos da marca
Robô Ballie e rastreador Smart Tag ganharam novas versões
A Samsung não está poupando esforços para acompanhar a onda da inteligência artificial (IA). Nesta segunda-feira, 8, em evento para a imprensa em Las Vegas (Estados Unidos), durante a Consumer Electronics Show (CES) 2024, a empresa sul-coreana anunciou como essa tecnologia vai se integrar a uma série de produtos da empresa, que somam 500 milhões no mundo.
O principal produto do portfólio da Samsung revelado nesta segunda foi a televisão Neo QLED 8K QN900D. Com resolução de 8K e tela QLED, o televisor vem com um novo processador, o NQ8 AI Gen3 — trata-se de uma NPU (unidade de processamento) com promessa de dobro de velocidade em relação ao antecessor, totalizando 512 redes neurais.
Na prática, o novo chip permite que a TV fique mais inteligente ao performar algumas tarefas: a marca promete um melhor aumento de escala para imagens em 8K, aprimorando imagens de baixa resolução; corrigir distorções da imagem de bolas em conteúdos esportivos, entre outras funcionalidades; e amplificar diálogos e vozes em tela, sem alterar o volume do televisor.
Também nesta segunda-feira, a rival LG anunciou diversos produtos turbinados por inteligência artificial, incluindo um minirrobô (o LG AI Agent) e um sistema de IA próprio (o AI Brain).
Casa inteligente
A Samsung sempre se dedicou a produtos de casa inteligente, que incluem geladeira, fogões, aspiradores, entre outros eletrodomésticos. Com o tema do evento desta segunda, a marca coreana atualizou esses aparelhos com IA.
Um dos destaques é a geladeira de quatro portas Bespoke, equipada com uma tela LCD de 32 polegadas. Com sensores e câmeras internos, o refrigerador possui uma IA capaz de identificar até 33 tipos de alimentos frescos armazenados — com isso, quando os itens estão se esgotando ou vencendo, o aparelho envia alertas anunciando que é hora de ir às compras novamente.
Já o aspirador-robô Bespoke Jet Combo utiliza reconhecimento de objetos, com detecção de espaços proibidos (como varanda), de manchas no chão e até de tipos diferentes de piso.
Não há previsão para a disponibilidade desses produtos no mercado brasileiro, diz a Samsung em nota.
Parceria com a Tesla
Além disso, a Samsung anunciou uma parceria com a Tesla para a gestão da rede elétrica de casas. A ideia é integrar os dispositivos e baterias vendidos pela montadora ao aplicativo SmartThings Energy, desenvolvido pela Samsung, e fornecer informações sobre a geração de energia, armazenamento e uso das famílias.
A parceria também promete ser eficiente em caso de tempestes e acidentes elétricos. Em situações de chuvas intensas, tufões e nevascas, que podem ameaçar a rede de eletricidade, usuários podem receber notificações pelo app SmartThings e ativar o modo energia para extender energia em casos de queda.
A expectativa das empresas é lançar o recurso no segundo trimestre de 2024 nos Estados Unidos.