CGI.Br terá primeira mulher na coordenação em sua história
Pesquisadora e ativista foi nomeada em portaria interministerial nesta sexta-feira
A pesquisadora e ativista Renata Mielli foi nomeada, nesta sexta-feira, como coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), que elabora diretrizes para o uso e desenvolvimento da Internet no país.
O CGI é uma organização multisetorial, com integrantes da academia, do terceiro setor, de empresas e do governo (cuja ligação se dá pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).
MARCO. Renata é a primeira mulher a ocupar essa posição no CGI e assume a função advinda da sociedade civil - em geral as coordenações vinham de pessoas ligadas ao governo.
Ela é jornalista, coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e integrante da Coalizão Direitos da Rede (CDR). Durante a transição, integrou o grupo de trabalho de Comunicação.
A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (31.mar.2023) no Diário Oficial da União em portaria interministerial assinada pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa, pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Com muita alegria aceitei o convite da ministra @lucianasantos para a tarefa de coordenar o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Acompanho o CGI há mais de 15 anos, como ativista da comunicação e direitos digitais. Será para mim um grande desafio e aprendizado. pic.twitter.com/QtO5fF7kdL
— Renata Mielli (@renatamielli) March 31, 2023
Rubens Diniz Tavares também foi nomeado nesta sexta-feira como membro suplente do CGI.Br.