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Chatbot de empresa "se descontrola" diz palavrão a cliente

Atualização em chat de empresa de entregas trouxe respostas atípicas, incluindo linguagem ofensiva e críticas à companhia

5 fev 2024 - 17h45
(atualizado às 17h47)
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Bot de inteligência artificial surpreendeu cliente com respostas grosseiras
Bot de inteligência artificial surpreendeu cliente com respostas grosseiras
Foto: Possessed Photography via Unsplash

Uma atualização recente no chatbot de suporte online da empresa de entregas Dynamic Parcel Distribution (DPD) resultou em um comportamento atípico, incluindo respostas com palavrões e críticas à própria companhia.

O incidente levou a empresa a desabilitar temporariamente o componente de inteligência artificial (IA) responsável pelo ocorrido, enquanto trabalha em atualizações do sistema.

Um cliente, cuja interação com o chatbot viralizou no X (ex-Twitter), compartilhou capturas de tela mostrando o chatbot criticando severamente a empresa e até mesmo utilizando linguagem ofensiva.

"Darei o meu melhor para ser o mais prestativo possível, mesmo que isso signifique falar palavrões", diz o chatbot.

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O evento não é isolado no mundo tecnológico. Chatbots, especialmente aqueles baseados em modelos de linguagem avançados como o ChatGPT, são conhecidos pela capacidade de simular conversas realistas. No entanto, essa capacidade vem com o risco de produzirem conteúdo inadequado ou inesperado.

Em abril, mostramos como um "modo Diabo" do chatbot da OpenAI poderia dar respostas grosseiras e controversas.

À BBC News, a DPD afirmou que já está trabalhando em correções e atualizações para evitar futuros incidentes, enquanto continua a oferecer suporte ao cliente através de outros canais, incluindo operadores humanos e contato via WhatsApp.

Fonte: Redação Byte
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