Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ChatGPT deu ao Bing um baita impulso na batalha contra o Google

O Bing teve um crescimento de 15,8% no total de visitas desde que implementou inteligência artificial, o que reduziu a distância para o buscador do Google

23 mar 2023 - 17h36
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A adição do ChatGPT ao Bing fez o buscador da Microsoft se tornar um pouco mais competitivo no mercado: a ferramenta de pesquisa teve um interessante salto na quantidade de usuários, mostram dados da Similarweb.

O relatório divulgado pela empresa de análise indica aumento de 15,8% no total de visitas do Bing desde o lançamento da inteligência artificial, ocorrida em 7 de fevereiro. Já o Google, que ainda não tem uma IA integrada, apresentou uma queda de 1% na quantidade de acessos ao seu mecanismo de busca.

Foto: Alveni Lisboa/Canaltech / Canaltech

Os números mostram como a internet está interessada nas possibilidades de uso de IAs generativas, colocando a Microsoft à frente dos rivais na corrida. Uma queda de 1% pode até parecer pouco, mas se nada for feito existe a chance de o abismo entre Bing e Google ser reduzido.

Microsoft pode surfar na onda publicitária

Segundo a Similarweb, o momento favorável pode ajudar a Microsoft a expandir os ganhos com publicidade a partir do seu buscador. Estima-se que o mercado movimente cerca de US$ 120 bilhões por ano, sendo que o maior buscador do mundo abocanha mais de 80% desse total.

A empresa já tem planos de oferecer publicidade direcionada à IA. Uma das ideias é fazer com que o algoritmo apresente conteúdo patrocinado a responder perguntas, o que daria um toque de naturalidade aos irritantes anúncios.

O analista de dados da Davidson & Co Gil Luria, em entrevista para a Reuters, disse esperar a manutenção da atual tendência de mercado nos próximos meses se o Google não agir. A empresa já começou testes fechados nos Estados Unidos e Reino Unido com o Bard, a sua solução de IA, para tentar implementá-la o mais rápido possível no buscador.

"O Bing tem menos de um décimo da participação de mercado do Google, portanto, mesmo que converta 1% ou 2% dos usuários, será materialmente benéfico para o Bing e a Microsoft", explicou Luria.

Downloads associados ao Bing cresceram

Os downloads do aplicativo do Bing cresceram oito vezes no mundo inteiro após a IA. Os dados são da empresa Data.ai, que também apontou queda de 2% nas transferências da Pesquisa do Google no mesmo período.

O Bing Chat pode ser acessado pelo buscador, pelo navegador Edge e até pelos Windows 10 e 11 sem fila de espera. Além das interações tradicionais, como no ChatGPT, os desenvolvedores apostam na ferramenta Copilot, que pode criar resumos de páginas da web e trazer dicas de usabilidade.

Outros analistas ouvidos pela Reuters acreditam que o Google provavelmente pode superar os contratempos iniciais para se manter na liderança. A empresa ocupa o topo do nicho de buscas desde o início dos anos 2000, quando desbancou o Yahoo para nunca mais cair.

A Gigante de Mountain View tem dinheiro, profissionais de alta qualificação e expertise no setor, então poderia reverter o cenário no médio prazo. Mas só isso não é suficiente, porque há dois fatores básicos presentes no cálculo: a competência do Bard em solucionar problemas e o interesse das pessoas nas IAs generativas. A briga vai ser boa nos próximos meses.

Fonte: Reuters

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade