ChatGPT "lembrará de você" para deixar experiência mais personalizada
Por enquanto, a nova função "memória" é apenas um teste, aberto a uma “pequena parcela” de usuários, disse a OpenAI
A OpenAI — criadora do ChatGPT — está buscando deixar a experiência de conversar com o robô ainda mais personalizada. A empresa vai lançar uma “memória” para o ChatGPT, que permitirá ao bot lembrar informações sobre você e suas conversas ao longo do tempo.
"Estamos testando a capacidade do ChatGPT de lembrar coisas que você discute para tornar os bate-papos futuros mais úteis. Você está no controle da memória do ChatGPT", disse a OpenAI em seu blog.
A memória irá funcionar de duas maneiras. No primeiro método, você pode dizer ao ChatGPT para lembrar de algo específico sobre você. Ou, então, o bot pode simplesmente tentar coletar esses detalhes ao longo do tempo, armazenando informações sobre você enquanto você faz perguntas e obtém respostas.
Em ambos os casos, o objetivo é que o ChatGPT pareça um pouco mais pessoal e inteligente, sem precisar ser lembrado todas as vezes.
Memória exclusiva
Cada GPT personalizado que você usar também terá sua própria memória. A OpenAI divulgou, nesta terça-feira (13), o exemplo com livros: com a memória ativada, ele consegue lembrar automaticamente quais livros você já leu e quais gêneros você mais gosta.
Outras finalidades incluem: o app de viagens Kayak pode ir direto para suas companhias aéreas e hotéis favoritos; o GymStreak pode acompanhar seu progresso de treinos ao longo do tempo, e outras possibilidades personalizadas.
A OpenAI afirma que mantém os usuários no controle da memória do ChatGPT e treinou o sistema para não se lembrar de coisas confidenciais, como informações sobre sua saúde. Você sempre pode perguntar ao ChatGPT o que ele sabe sobre você e dizer ao bot para esquecer algo ou removê-lo na nova seção de configurações Gerenciar memória.
A empresa também está lançando o bate-papo temporário como uma espécie de modo de navegação anônima: uma maneira de ter uma conversa rápida sem afetar as memórias que o ChatGPT tem de você.
Por enquanto, a nova função "memória" é apenas um teste, aberto a uma “pequena parcela” de usuários, disse a empresa em seu blog anunciando o recurso. "Compartilharemos planos para uma implementação mais ampla em breve".