ChatGPT, Midjourney, LuzIA e mais: relembre inteligências artificiais de 2023
ChatGPT monopolizou atenções, mas Midjourney também se destacou no seu uso avançado de imagens
A paisagem da inteligência artificial (IA) está evoluindo rapidamente, impulsionada por uma série de inovações e lançamentos de programas inovadores. O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, destaca-se como um chatbot de IA conversacional revolucionário, capaz de gerar uma ampla variedade de textos mas também um monte de controvérsias e possíveis novos problemas.
A concorrência se mexeu. O Google Bard, lançado em julho, oferece uma abordagem semelhante à do ChatGPT, gerando texto com base em consultas, com funcionalidades que vão desde responder perguntas diversas até montar códigos de programação. O Bing Chat da Microsoft, impulsionado por recursos de IA como o GPT-4 e o DALL-E 3, passou a fornecer informações atualizadas sobre eventos atuais, além de imagens e vídeos e até planilhas.
O Midjourney causou ao criar fotos fake de famosos como Donald Trump e o Papa Francisco. Do lado brasileiro, outra contribuição significativa foi a LuzIA, um chatbot que opera por meio de comandos enviados por WhatsApp ou Telegram, também proporcionou facilidade nas tarefas diárias.
ChatGPT
Sem dúvida o ChatGPT deu o que falar e desencadeou muitas outras versões entre empresas concorrentes. Ele é um chatbot de IA conversacional da OpenAI capaz de produzir texto com base em qualquer prompt inserido, gerando e-mails, ensaios, poemas, músicas, listas de compras e muitas outras produções textuais.
Com o sucesso vieram também muitas polêmicas. Teve funcionário usando secretamente no trabalho, mentiu para convencer um humano a trabalhar para ele, criou vírus de computador ditos como "indetectáveis" e alguns o viram como ameaça por parecer convincente demais ao imitar o discurso de um ser humano.
LuzIA
Esse sistema de IA atende comandos enviados por WhatsApp ou Telegram. Foi lançado na Espanha e chegou ao público brasileiro no dia 19 de julho para agilizar tarefas do dia a dia. A LuzIA atua como um contato comum, com interações com o usuário.
Suas tarefas incluem transcrição de áudio (até 10 minutos), solução de dúvidas, criação de textos e mensagens, fornecimento de dicas de lazer e entretenimento e ainda a criação de imagens.
É gratuito, não exige cadastro para uso e funciona como uma espécie "central de IAs", compatível com o ChatGPT, com o WhisperAI (de transcrição de áudio) e com o Stable Difussion (de criação de imagens).
Para conversar com a LuzIA basta salvar no celular o número +55 11 97255-3036 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou Telegram.
Bard
Em julho, o programa Bard lançado pelo Google ganhou versões em português do Brasil e em outros 40 idiomas.
O Google Bard é um bate-papo de IA conversacional que funciona semelhante ao ChatGPT, gerando texto com base em consultas, com funções que vão de responder perguntas diversas a montar códigos de programação.
Pode ser acessado tanto via desktop quanto pelo celular, com login a partir de uma conta do Google. É gratuito.
Bing Chat
O Bing tem um pacote de recursos com IA, com base no GPT-4 e no DALL-E 3 (para criação de imagens), que oferece ferramentas inéditas e de modo gratuito.
Ao contrário do ChatGPT, que tem informações desatualizadas, o Bing Chat opera como um motor de busca com informações sobre eventos atuais. Também é capaz de produzir respostas com uso de imagens e vídeos, além de criar tabelas e gráficos formatados.
Seu sistema permite respostas refinadas, alinhadas à finalidade que o usuário deseja. Em maio, o chatbot do Bing passou da visualização limitada para a visualização aberta.
DALL-E
Esse programa de inteligência artificial cria imagens a partir de descrições textuais. Sua terceira versão foi lançada em outubro de 2023, com disponibilidade via GPT, da OpenAI.
O Dall-E possui mais de 12 bilhões de parâmetros para criar imagens de objetos realistas ou que não existem. Tem ainda a capacidade de produzir imagens em vários estilos e pode manipular e reorganizar objetos em suas imagens.
A DALL-E 3 entende demandas mais complexas e também é capaz de gerar conteúdo mais preciso, garante a empresa.
Midjourney
A plataforma de inteligência artificial transforma descrições textuais em imagens artísticas e até fotos criadas artificialmente. Opera de modo compartilhado, ou seja, não possui um aplicativo dedicado e só pode ser executado dentro do Discord, permitindo que qualquer pessoa veja o que a outra solicitou para a IA.
Entretanto, existem planos pagos que permitem usar o robô no anonimato, contando ainda com outras vantagens. O resultado pode oferecer resultados impressionantes, enquanto outros beiram o bizarro.
O Midjourney rapidamente se tornou muito popular da internet ao criar imagens falsas aparentemente realistas do ex-presidente Donald Trump e do Papa Francisco usando um casaco estiloso. Com isso, levantou discussões sobre seu possível uso para disseminar fake news.
Stable Diffusion
Esta IA é um modelo que gera imagens a partir da descrição de textos, com ampla capacidade criativa. O usuário escolhe a característica da imagem pretendida e em segundos ele oferece a arte. O uso é bem simples e as imagens são geradas com alta qualidade.
Replika
O app movido a inteligência artificial é um chatbot que molda uma personalidade baseada no gosto do usuário para criar um "companheiro(a) digital". O avatar nasce do zero e para personalizar é necessário treinar a ferramenta.
Em março, após receber queixas, a companhia retomou o recurso que permite que a IA exiba mensagens com cunho adulto e se relacionem de forma amorosa com humanos.
O recurso “companheiro virtual”, que usa texto gerado por IA para conversar com os usuários, mudou seus filtros para fazer com que Replikas parassem de se envolver em polêmicas com temas sexuais.