Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ChatGPT roteiriza 3 filmes, incluindo um para a Marvel; veja ideias

Associação de roteiristas EUA deu à IA três tarefas: um sucesso de audiência, um ganhador do Oscar e uma salvação ao universo Marvel

29 mar 2023 - 13h46
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Exibir comentários
ChatGPT pode abalar o mundo do cinema? Roteiristas decidiram testar
ChatGPT pode abalar o mundo do cinema? Roteiristas decidiram testar
Foto: Krists Luhaers

Que o ChatGPT pode ameaçar muitos postos de trabalho no mundo criativo, todos sabem. Mas até que nível de precisão? Roteiristas de Hollywood decidiram dar três complexas missões à inteligência artificial para tentar descobrir.

A prova para a plataforma era "simples" — criar roteiros para três filmes diferentes: um sucesso de audiência, um digno de Oscar, e uma obra capaz de abalar o universo da Marvel.

  • O ChatGPT sugeriu um filme de ficção científica para estourar nos cinemas. No longa, astronautas buscam respostas para uma humanidade em apuros indo a um planeta com habitantes não tão amigáveis;
  • Para agradar a crítica especializada, a IA esboçou um drama familiar envolendo temas como abuso sexual, autoconhecimento, traumas e sonhos;
  • A salvação proposta à Marvel foi trazer o tema do multiverso para um novo filme da franquia Vingadores, com direito a cena surpresa após os créditos.

Missão 1

Os roteiristas do Writers Guild of America, a associação da classe nos EUA, pediram ao ChatGPT uma ideia de roteiro que certamente iria ser um sucesso de bilheteria. Receberam como resposta um esboço de um filme de ficção científica chamado “A Última Esperança”: 

“Em um futuro próximo, a Terra está enfrentando um evento catastrófico causado por uma série de desastres naturais que devastaram o planeta. Os governos foram incapazes de encontrar uma solução. Um grupo de cientistas e engenheiros se juntaram para desenvolver um nave espacial, chamada Última Esperança, que irá viajar por um buraco de minhoca para chegar a um planeta potencialmente habitável”.

Se o começo morno parece não trazer nada de inovador com relação ao que já existe no mercado, a coisa fica um pouco mais interessante com a progressão dos acontecimentos.

Ouando está próximo de seu destino, o time descobre um segredo que ameaça não só a missão, mas a humanidade: planeta distante já é habitado por criaturas extraterrestres que têm monitorado a nave terráquea e não gostam dos seres humanos.

Ao tentar negociar, os astronautas descobrem algo ainda pior: foram os aliens que causaram os desastres naturais na Terra. Começa então uma corrida para sobreviver aos ataques alienígenas e ao mesmo tempo salvar o nosso planeta, impedindo que a mesma coisa aconteça em outras galáxias.

A trama agora parece ter um pouco mais de estrutura, mas, ainda assim, os roteiristas alegam que o software tem um longo trabalho pela frente para construir um filme que encante o público. Os diálogos criados pela plataforma foram classificados pelos escritores como sem sal.

ChatGPT cria roteiro de filme com astronautas
ChatGPT cria roteiro de filme com astronautas
Foto: domínio público / Flipar

Missão 2

O desafio agora é impressionar a crítica especializada. Segundo o ChatGPT, uma boa ideia seria o drama “Alma Intocada”, que fala sobre “a jornada de autoconhecimento de uma jovem, que precisa confrontar traumas do passado e lutar contra as expectativas da sociedade (e dela mesma) para perseguir seus sonhos”.

O roteiro conta a história de uma pessoa que sofreu abuso sexual e violência de um membro de sua família, mas se mantém firme em sua paixão pela música. Ela tenta entrar em uma renomada escola musical, mas, por ser negra, enfrenta desafios.

O longa acaba com uma cena em que a protagonista interpreta uma canção representante de sua jornada, cuja letra o ChatGPT também esboçou:

Eu tenho corrido toda a minha vida

Da dor e da luta

Mas não vou me esconder, não vou correr

Eu enfrentarei os demônios, um por um

Refrão: Eu sou inquebrável, inabalável

Meu espírito voa, eu sou capaz

De qualquer coisa, de tudo

Eu vou subir, vou abrir minhas asas

Missão 3

O pedido, agora, parece ser o mais desafiador. O ChatGPT deve bolar uma ideia para sacudir o universo da Marvel, que tem problemas com a audiência desde o lançamento de Vingadores: Ultimato, em 2019. 

A proposta do robô é a seguinte: Vingadores: a Ameaça Multiverso deve ser o novo lançamento da franquia, no qual o vilão Kang tenta conquistar diversas realidades de multiversos separados ao mesmo tempo. 

Os Vingadores batalham para que isso não aconteça, viajando por diferentes universos para reunir forças e alidaos. 

De acordo com a proposta da IA, a última batalha acontece no hub do multiverso, onde Kang estaria tentando fundir todas as realidades em uma para criar um novo império.

Os Vingadores e seus aliados travam uma batalha sangrenta contra as forças de Kang, ao mesmo tempo em que tentam evitar que o multiverso colapse. A briga é intensa e caótica, com vários personagens usando suas habilidades e ferramentas únicas para derrotar o exército inimigo.

"No final, conseguem evitar que o multiverso colapse, mas não sem antes descobrirem como isso irá alterar para sempre a sua própria realidade.”

Para o final dos créditos, eis a proposta do ChatGPT:

"A cena começa em um laboratório empoeirado e esquecido em um canto remoto do universo. A câmera passeia pelo laboratório, mostrando equipamento quebrado e detritos. Embaixo dos detritos, um pager começa a bipar cada vez mais alto, até explodir".

"Close up em duas mãos peludas e com garras, que pertencem a ninguém menos que Wolverine, que estava na sombra o tempo todo".

"Com um sorriso malandro, ele olha para a câmera e diz: “Parece que finalmente vou receber aquele convite dos Vingadores, mano!”.

Por fim, um clássico letreiro aparece na tela.

"Wolverine se junta à luta em Vingadores 5: Custe o que custar".

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade