ChatGPT Search tem uma grande desvantagem contra o mecanismo de busca Google; quase todo o resto são vantagens
Cada vez mais utilizamos os chatbots de IA generativa para buscar respostas O Perplexity nos deu um vislumbre do futuro dos buscadores com IA, e agora a OpenAI também se soma a essa tendência O buscador do Google, no entanto, ainda mantém (pelo menos) uma vantagem clara
A apresentação da ferramenta ChatGPT Search era quase certa desde que o ChatGPT surgiu, há quase dois anos. O chatbot da OpenAI, assim como seus concorrentes, está sendo cada vez mais utilizado como uma alternativa ao buscador do Google. O lançamento de uma alternativa específica pela OpenAI é uma verdadeira carta de intenções, com muitas qualidades e poucas (mas relevantes) falhas.
O Perplexity nos mostrou o futuro
Essa empresa foi a primeira a oferecer um buscador com IA. Fundada em agosto de 2022, antes mesmo do lançamento do ChatGPT, começou a se destacar no início de 2023. Seu motor de busca conversacional demonstrava que era possível criar uma alternativa válida aos buscadores tradicionais, como o do Google ou o da Microsoft. Oferecia respostas claras e diretas, além de incluir citações e links para as fontes usadas para fornecer a resposta. Claro, podia cometer erros — os LLMs em que se baseia são imperfeitos —, mas representava uma ameaça real para esses buscadores.
A grande desvantagem do ChatGPT Search
Como apontado no TechCrunch, onde puderam testar essas novas funcionalidades, o ChatGPT Search tem uma grande desvantagem: não é bom em dar respostas a perguntas curtas, que são as mais populares. Com chatbots como o ChatGPT, é importante explicar bem o que buscamos, pois, caso contrário, podemos acabar contribuindo para que a resposta seja imprecisa ou errada.
Foi o que aconteceu com o autor deste artigo (Javier Pastor, do Xataka Espanha), que ao buscar "Nuggets ...
Matérias relacionadas
Como entrar na Deep Web: guia atualizado [2025] para entrar em TOR, ZeroNet, Freenet e I2P