Chefe de engenharia do aplicativo de Trump, Truth Social, renuncia
O chefe de engenharia da empresa que opera o aplicativo Truth Social, do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, informou à Reuters nesta segunda-feira que renunciou.
A saída de Alex Gleason ocorre em meio a um período de incerteza prolongada para o Trump Media & Technology Group (TMTG), que lançou o Truth Social como uma maneira de Trump se conectar com sua base depois de ser retirado das principais plataformas de mídia social após o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 por seus apoiadores.
Gleason é o fundador da Soapbox Technology, que fornece tecnologia de código aberto para plataformas de mídia social "descentralizadas" que operam em servidores independentes e oferecem uma alternativa ao Twitter e ao Facebook.
Gleason disse em entrevista que está deixando o TMTG para trabalhar em tempo integral na Soapbox, desenvolvendo tecnologia para conectar várias plataformas descentralizadas.
O TMTG contratou Gleason em janeiro de 2022 para adaptar a tecnologia da Soapbox às suas próprias necessidades, eventualmente usando-a como tecnologia front-end -- que os usuários veem e interagem -- para o aplicativo Truth Social.
Um representante do TMTG não respondeu a um pedido de comentário sobre a saída de Gleason.
O Truth Social tem lutado para mostrar um forte crescimento no número de usuários desde seu lançamento em fevereiro de 2022.
Desde então, Trump foi reintegrado às plataformas mais amplamente utilizadas das quais ele foi banido, incluindo o Facebook e o Twitter, e a base de usuários do Truth Social tem permanecido minúscula em comparação com as metas de crescimento estabelecidas pelo TMTG em novembro de 2021, quando informou aos investidores que o aplicativo alcançaria 56 milhões de usuários até 2024 e 81 milhões até 2026.
Estima-se que o Truth Social tenha cerca de 607 mil usuários mensais, de acordo com dados da Similarweb.