Chefe do YouTube, Susan Wojcicki deixa o cargo após nove anos
Executiva anunciou sua saída em uma carta aos funcionários. Wojcicki liderou maior site de vídeo do mundo e será substituída por Neal Mohan
Susan Wojcicki, CEO do YouTube, está deixando o cargo da plataforma. A informação foi dada em uma carta aos funcionários, nesta quinta-feira (16). As informações foram compartilhadas na rede social do empresa.
Wojcicki liderou o maior site de vídeo do mundo nos últimos nove anos e será substituída por Neal Mohan, seu colega de longa data.
Segundo o documento, Wojcicki disse que estava saindo para “começar um novo capítulo focado na minha família, saúde e projetos pessoais pelos quais sou apaixonado”.
Nos últimos anos, o YouTube tornou-se cada vez mais importante para o negócio do Google, que comprou o site em 2006, e a Alphabet, a holding que abriga ambos: em 2022.
Sob o comando de Wojcicki, o YouTube gerou US$ 29,2 bilhões (aproximadamente R$ 152,71 bilhões) em vendas de anúncios — mais de 10% da receita total da Alphabet.
thank you @SusanWojcicki for all your amazing work over the years to make YouTube home for so many creators ♥️ pic.twitter.com/T2t2NUqRsW
— YouTube Creators (@YouTubeCreators) February 16, 2023
As informações iniciais são de que a curto prazo, Wojcicki apoie Mohan e ajudará na transição de chefias. A longo prazo, ela terá uma “função de consultoria no Google e na Alphabet”.
“Isso me permitirá recorrer às minhas diferentes experiências ao longo dos anos para oferecer aconselhamento e orientação no Google e no portfólio das empresas Alphabet”, afirma a carta.
Susan agradece
Em um trecho da carta, a agora ex-chefe do YouTube agradece a parceria de todos os anos e todos aqueles com quem ela trabalhou:
"Para todos os YouTubers com quem tive o privilégio de trabalhar, vocês fizeram muito para tornar esta plataforma melhor ao longo dos anos. Você criou a maior economia criativa que o mundo já viu, possibilitou formas totalmente novas de arte e narrativa e apoiou milhões de criadores e artistas para alcançar novos públicos - tudo isso enquanto investia em crescimento responsável para que essa brilhante comunidade de criadores, artistas, espectadores , e os anunciantes poderiam não apenas coexistir, mas prosperar juntos. Obrigado!", escreveu Susan.
"Foi um privilégio absoluto fazer parte disso e estou animada com o que vem a seguir", finalizou.