Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China cria exército de cães-robôs equipados com armas

Em demonstração de força e poder militar, o exército da China divulga imagens de cães-robôs que monitoram o campo de batalha e que podem atirar em inimigos

29 mai 2024 - 04h57
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos dias, o Exército da China compartilhou trechos de um exercício de treinamento militar no Camboja, com dois mil soldados. Entretanto, o que impressiona não são os humanos, mas, sim, as novas armas de guerra. Isso inclui dois tipos de cães-robôs, sendo que um deles é equipado com um rifle automático, além de novos drones.

Foto: Reprodução/CCTV / Canaltech

Entre os robôs que mais causam espanto na demonstração militar, está um cão robô que pesa cerca de 50 kg capaz de disparar um rifle semiautomático em um alvo. A máquina também pode caminhar, saltar ou se mover para trás.

O outro modelo de robô semelhante a um cachorro é mais leve, com cerca de 15 kg. Entretanto, este é dotado de câmeras para obter uma percepção 4D do espaço, o que confere a capacidade de transmitir informações e alertar sobre obstáculos para a equipe de comando, sem colocar em risco nenhum militar humano. 

A seguir, veja as imagens da ação (que não foram planejadas pelos autores da série Black Mirror), divulgadas pela Televisão Central da China (CCTV):

O vídeo do exército de cães-robôs que viralizou nas redes sociais é parte do exercício militar conjunto entre os militares da China e do Camboja, conhecido como GoldenDragon 2024, que será concluído na quinta-feira (30). 

Cães-robôs da China

Em relação ao cão-robô que fornece informações sobre o campo de batalha durante uma ação militar, o soldado Yang Shengzhi reforça que "ele pode fornecer uma transmissão em tempo real de imagens de reconhecimento para os postos de comando". Uma das vantagens é a autonomia de 2 a 4 horas, quando está com a bateria completa.

Enquanto isso, o outro cão-robô "pode servir como um novo membro em nossas operações de combate urbano, substituindo nossos soldados [humanos] para realizar reconhecimento e identificar o inimigo e atingir o alvo", afirma o soldado Chen Wei.

Exercício militar da China

Na última parte do vídeo, é possível observar a nova geração de drones do exército chinês. Ali, está um rifle automático montado sob um drone aéreo, com a capacidade de abater um número impensável de inimigos em campo. Também existem drones de carga e de reconhecimento.

Exército da China apresenta cães-robôs com rifle automático e drones que podem atirar (imagem: Natanaelginting/Freepik)
Exército da China apresenta cães-robôs com rifle automático e drones que podem atirar (imagem: Natanaelginting/Freepik)
Foto: Canaltech

Diferente do que propõe a China com essa demonstração de força militar, que já foi repetida por forças militares de outros países também, a Boston Dynamics e outras cinco empresas fabricantes de robôs já assinaram um termo de compromisso antiarmamentista nos seus produtos.

Fonte: CCTV  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade