Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China exibe cão-robô equipado com metralhadora em treinamento militar

Veja vídeo de cão-robô militar atingir alvos com uma metralhadora durante uma simulação

31 mai 2024 - 10h44
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A China divulgou um vídeo de um exercício militar feito no Camboja com um cão robô equipado com armas e capaz de portar e atacar alvos. O vídeo também mostra drones aéreos. Esta tecnologia também é desenvolvida por Estados Unidos.
Foto: AFP/Divulgação

A China divulgou um vídeo de um exercício militar feito no Camboja, com um cão-robô que consegue portar armas. 

O vídeo dos robôs divulgado pela emissora estatal China Central Television (CCTV) mostra a máquina se movimentando com os soldados, pulando e mergulhando, além de liderar equipes de reconhecimento. O vídeo também mostra uma simulação do cão-robô disparando uma metralhadora (montada em suas costas) em alvos.

"Ele pode servir como um novo membro em nossas operações de combate urbano, substituindo nossos integrantes na hora de fazer o reconhecimento, identificar o inimigo e atacar o alvo", diz o soldado Chen Wei, no vídeo.

De acordo com informações do portal Futurism, os robôs quadrúpedes, os modelos Go2 de US$ 2.800 (cerca de R$ 14,6 mil na cotação atual) da empresa de robótica chinesa Unitree são capazes de "operar" sozinhos durante duas e quatro horas.

Prática

No vídeo, também há uma sequência de imagens de drones aéreos, rotulados como "equipamentos não tripulados inteligentes". Assim como os cães-robôs, esses drones foram vistos equipados com metralhadoras e disparando também.

O uso de drones para matar em guerras não é novidade, mas os cães-robôs são uma inovação bem mais recente no campo de batalha. Algumas empresas de robótica, como a Boston Dynamics, já tinham se pronunciado a respeito de não armar seus cães robôs. Porém, a empresa americana Ghost Robotics não tem a mesma visão.

China revela imagens da nova estação espacial Tiangong China revela imagens da nova estação espacial Tiangong

Nesse cenário, a China também não é a única potência global interessada nessa tecnologia militar. Em 2023, o site de notícias militar Janes, reportou que o exército dos Estados Unidos também estava experimentando cães robôs armados da Ghost Robotics. 

É possível presumir que o objetivo é usar os quadrúpedes armados para se juntar e até, eventualmente, substituir soldados em zonas de combate.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade