China já permite pagar passagens de metrô com a palma da mão; entenda
Inovação traz um avanço nos reconhecimentos biométricos com sistema de pagamento que garante total segurança
A China criou um nova forma de pagamento, sendo necessário apenas usar a palma da mão para concluir as transações financeiras.
A inovação, que viralizou nas redes sociais após um vídeo da influenciadora brasileira Marina Guaragna, foi desenvolvida pela empresa Tencent. É chamada de Weixin Palm Payment, está disponível na parte sul do país.
Inclusive, turistas também conseguem usar o meio de pagamento ao fazer um cadastro em totens da empresa.
A tecnologia utiliza câmeras infravermelhas para escanear as veias da mão e garantir uma identificação precisa. Depois, basta o simples toque da palma da mão para completar transações comerciais, sem uso de cartão ou dinheiro.
Segurança elevada
Além da comodidade, a tecnologia garante um nível superior de segurança pelo reconhecimento biométrico.
A forma de pagamento vem sendo usada na China em mercados, lojas e até mesmo no metrô. Nos Estados Unidos, o aplicativo Amazon One, um sistema de pagamento apresentado em setembro de 2020, pela Amazon, também se baseia na biometria da mão, mas é restrito às lojas da empresa e redes parceiras.
Na China, até os turistas podem utilizar o recurso oferecendo apenas as informações básicas como nome, telefone, número do passaporte, além de uma conta ativa no WeChat Pay, vinculando um cartão de crédito ou débito.