Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China lançará equipe de astronautas ao espaço; veja ao vivo

Três dos mais antigos e experientes astronautas do país comandarão módulo espacial pelos próximos seis meses

29 nov 2022 - 11h25
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Trio de astronautas da missão espacial chinesa Shenzhou 15
Trio de astronautas da missão espacial chinesa Shenzhou 15
Foto: Reproduçãp/YouTube CGTN

A China lançará nesta terça-feira (29) três de seus astronautas à mais nova estação espacial construída pelo país, a Tiangong. Um foguete espacial com altura equivalente a um prédio de 20 andares decolará às 23h08, em horário local (12h08 no horário de Brasília).

A missão Shenzhou 15 estabelece um marco no programa espacial tripulado chinês. Após o lançamento de hoje, os astronautas Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu, parte mais antiga e experiente de toda a equipe, devem resistir e administrar a estação espacial pelos próximos seis meses.

A CGTN, a rede de televisão estatal da China, anunciou que fará o lançamento ao vivo neste link.

A estação espacial Tiangong é constituída por três módulos. O módulo central, chamado de Tianhe, foi lançado no ano passado. Os módulos complementares, Wentian e Mengtian, foram lançados em voos separados em julho e outubro desde ano, sendo atracados ao centro da estação espacial logo em seguida.

Desde 2021 o módulo Tianhe abrigou trios de astronautas por curtos períodos de tempo. O lançamento de hoje é o primeiro passo para o início de uma ocupação contínua da estação espacial, que deve seguir alternando entre duas equipes de astronautas. Assim que chegarem à estação, os astronautas da Shenzhou 15 se encontrarão com os astronautas da missão anterior, a Shenzhou 14, que ainda estão na estação espacial.

Após uma semana de convivência conjunta, em que as equipes farão uma transição de papéis e funções, os astronautas da antiga missão retornarão à China, deixando somente o trio novo na estação. Em maio de 2023, deve haver uma nova troca de equipe.

Saiba mais sobre o programa espacial chinês

Até agora, todos os astronautas escalados para a administração da Tiangong são chineses, mas a China já disse que receberá astronautas de outras nacionalidades a bordo. Além desta missão, o país conta com robôs na lua e em Marte, além de uma aeronave que atualmente contribui para estudos sobre o sol.

O Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan fica na província de Gansu, no noroeste do país. Sua construção começou em 1958, no contexto da Guerra Fria, para o desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais. Até hoje, a maioria dos cidadãos chineses não têm acesso às proximidades do local.

Dirigentes do programa espacial chinês já afirmaram que o país planeja missões tripuladas à Lua no futuro próximo — seguindo os EUA, que trabalham com o mesmo objetivo em sua missão Artemis. A nova geração de foguetes tripulados para pousos lunares deve ficar pronta até 2030.

"A nova geração do foguete tripulado para pousos lunares e o módulo lunar que a China está desenvolvendo atualmente terão funcionalidade aprimorada com maior confiabilidade. Ele pode enviar três astronautas à órbita lunar e permitir que dois astronautas pousem na Lua", disse Zhou Jianping, designer-chefe do programa espacial tripulado da China, em uma conferência nesta segunda-feira (29).

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade