Chip avisará se policial usa arma durante o serviço nos EUA
A ferramenta ainda pode ser acessada pelo sistema da polícia ou visualizada em um smartphone
Uma nova tecnologia avisará a central de policia caso um oficial precise de apoio ao sacar ou disparar uma arma nos Estados Unidos, sem usar o rádio para comunicar. Segundo a revista do MIT Technology Review, uma empresa americana desenvolveu um chip que alertará as forças de seguranças sobre um eventual uso da arma.
Produzido pela californiana YardArm, o processador será inserido na coronha da arma e terá transmissão de dados via rede de celular. As informações transmitidas mostraram a localização da arma, se ela está fora do coldre ou se foi feito algum disparo – a companhia ainda está trabalhando em uma técnica que permite saber para qual direção a arma está apontada.
A ferramenta ainda pode ser acessada pelo sistema da polícia ou visualizada em um smartphone. Ou seja, tanto unidades na central de polícia como aquelas que estão em diligência nas ruas poderão ser avisadas caso um policial precise de apoio.
A YardArm planeja lançar oficialmente a tecnologia em meados de 2015, mas já está em fase testes nas cidades de Santa Cruz (Califórnia) e Carrolton (Texas).
Não há planos de a tecnologia ser disponibilizada para armas de civis, apenas para as forças policiais.