Chrome, Edge e Firefox juntam forças pra melhorar navegação
Objetivo da inédita união é tornar os navegadores menos problemáticos em sites mais complexos.
Houve um tempo em que a navegação na internet era concentrada em poucos browsers. Tivemos a Era do Netscape, a Era do Internet Explorer e ainda vivemos resquícios da Era do Google Chrome. Mas hoje em dia o Chrome sofre a concorrência forte do ótimo Mozilla Firefox e do veloz Microsoft Edge. Isso sem contar a enorme gama de opções de navegadores menores ― mas igualmente cheios de fãs ―, como Brave, Vivaldi, Safari e Opera, só para citar os mais famosos.
Se por um lado o leque de opções é farto, por outro os problemas de incompatibilidades também são. É comum que sites mais complexos rodem melhor em um navegador do que em outro, causando dores de cabeça no usuário e nos criadores de sites.
Diante desse quadro, empresas desenvolvedores dos browsers ― Google, Microsoft, Apple, Mozilla, Bocoup e Igalia ― vão promover um esforço conjunto para minimizar esses problemas e, consequentemente, melhorar a própria navegação pela internet.
Esse esforço conjunto foi batizado de Interop 2022 e promete azeitar a navegabilidade entre os browsers em 15 áreas mais críticas, incluindo CSS color functions, cascade layers, viewport units e browser scrolling, entre outras.
As mudanças serão concentradas nos quatro browsers mais populares: Chrome, Edge, Safari e Firefox. Como a maioria dos ajustes são internos, não espere grandes mudanças visuais nas futuras versões do seu navegador. Mas os resultados serão visíveis especialmente em sites mais complexos e cheios de recursos multimídia.