Chuva pode atrapalhar observação do eclipse solar pelo Brasil
Com o tempo instável, algumas regiões podem ter a visibilidade do eclipse solar anular afetada
O eclipse solar anular aguardado neste sábado (14), que poderá ser observado no Brasil, pode ter sua visibilidade comprometida. As razões: chuva e fumaça.
Em Manaus, onde a anularidade (alinhamento entre Lua, Terra e Sol) será de 100%, a fumaça que encobre a cidade desde quarta-feira (11) pode prejudicar a visualização do fenômeno, mas não totalmente.
Segundo o astrônomo Geovandro Nobre, fundador do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU), em Manaus, a fumaça deve atrapalhar um pouco para acompanhar o eclipse, mas não inviabilizar. “A fumaça escurece o sol, mas não impede sua visualização", afirma.
"O mais preocupante são as nuvens e a probabilidade de chuvas para o sábado. A fumaça em Manaus permite visualizar o sol com certa nitidez, mas se estiver nublado, será impossível ver o sol e ninguém verá o eclipse", explicou.
Já no Estado da Paraíba, a probabilidade é que o Sol predomine, favorecendo quem deseja acompanhar o eclipse.
O que indica a previsão de tempo
Uma busca sobre a previsão do tempo mostra que algumas capitais terão céu nublado e com chuvas previstas. É o caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Recife, Natal e Porto Alegre.
A previsão de céu nublado vale para Goiânia, Belém e Curitiba, assim como para o Distrito Federal. Já Salvador deve ter sol.
Os estados onde o eclipse será completo são: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba (a capital João Pessoa está na faixa), Pernambuco e Rio Grande do Norte (a capital Natal está na faixa). Nas demais localidades do país, o fenômeno será parcial.
A dica para quem vai acompanhar o fenômeno é ficar de olho na previsão do tempo. E para ver o eclipse é importante não esquecer os óculos de proteção.