Cidade de MG registrou 26 tremores sísmicos desde 2022; entenda fenômeno
Desde abril de abril de 2022, Sete Lagoas tem sido palco de tremores na terra; Defesa Civil monitora relatos e dados de especialistas
Tremores sísmicos de baixa magnitude, mas recorrentes, preocupam autoridades e moradores de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Os últimos foram registrados na noite de terça-feira (16), com magnitude de 2.3 na escala Richter.
O tremor, de baixa intensidade, foi sentido por moradores de várias regiões da cidade. Não houve registro de danos materiais ou vítimas. Sete Lagoas é uma região cárstica (de solo mal desenvolvido) com várias cavernas e falhas geológicas.
Estudos preliminares apontam para uma acomodação do solo cárstico como a causa dos tremores.
"A movimentação da terra é algo comum e que pode liberar energia aos poucos. O tempo de duração do fenômeno vai depender da forma de acomodação", explicou em 2022 o geofísico Diogo Coelho, do Observatório Nacional.
Desde abril de 2022, já foram registrados em Sete Lagoas 26 tremores, sendo 20 em 2022, dois em 2023 e quatro em 2024, disse a prefeitura em um comunicado.
A Defesa Civil Municipal segue atenta aos relatos e dados emitidos pelos centros sismológicos, realizando visitas aos bairros e vistoriando imóveis que apresentem algum tipo de rachadura. Pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) irão iniciar uma expedição na região para aprimorar os estudos.
Por que isso acontece?
A acomodação do solo cárstico é um processo natural que ocorre quando o chão é comprimido por rochas ou pela água subterrânea. Esse processo pode causar tremores, mas geralmente de baixa magnitude.
Em Sete Lagoas, o solo cárstico é formado por rochas calcárias que foram dissolvidas pela água subterrânea. Isso criou um sistema de cavernas e galerias subterrâneas que podem ser a causa dos tremores.
Ainda não é possível dizer com certeza se os tremores em Sete Lagoas irão continuar ou se irão aumentar de magnitude. As autoridades locais estão monitorando a situação e realizando ações de conscientização da população.