Ciência revelou truque para disparar produtividade: adicionar incerteza melhora concentração
Psicólogo húngaro descobriu que a produtividade e a satisfação disparam ao atingir o "estado de fluxo" Especialista de Stanford acrescenta a chave para alcançar esse estado mental: adicionar incerteza às tarefas para transformá-las em pequenos desafios para o cérebro
Em 1975, o psicólogo húngaro Mihály Csíkszentmihályi estudou os motivos pelos quais, em determinados momentos, as pessoas parecem entrar em uma espécie de "transe de produtividade", nos quais somos capazes de concluir as tarefas designadas quase sem perceber — ao passo que, em outras ocasiões, caímos na procrastinação.
Csíkszentmihályi estabeleceu que ser produtivo não é como pular numa piscina e começar a mover os braços. Em vez disso, é algo que se assemelha mais a um estado de fluxo, no qual o cérebro parece subir em uma prancha e surfar nas ondas, concluindo tarefas ao longo do caminho.
O psicólogo publicou sua teoria do "fluxo" no livro Flow: A Psicologia da Experiência Ótima, de 1990. A obra, que foi traduzida para mais de 20 idiomas, consagrou as ideias desse pensador sobre a produtividade.
Fluxo: a produtividade é um estado mental
As descobertas de Csíkszentmihályi e pesquisas posteriores estabeleceram que, para conseguir alcançar esse estado de fluxo, devem existir três elementos: condições de concentração, conhecimento da tarefa a ser concluída e motivação para realizá-la.
Sem algum desses três ingredientes, não é possível alcançar esse estado mental. A explicação é simples: você pode ter uma grande motivação para completar uma tarefa, mas, se não tiver os conhecimentos necessários para realizá-la, sua concentração se dissipará ao pedir ajuda a um colega ou ao aprender como fazê-la.
Da mesma forma, você pode ter o conhecimento para resolver a tarefa, mas não a ...
Matérias relacionadas
Se o Papa fosse mulher... A lenda medieval da Papisa Joanna
O buraco da Apple TV+ é imensurável: o streaming gerou um rombo bilionário nas contas da Apple