Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ciência tenta explicar misteriosas dunas de areia circulares de Marte

Série de imagens da agência espacial monitora como a geada desaparece no final do inverno no planeta vermelho

14 mar 2023 - 10h52
(atualizado em 15/3/2023 às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Registros foram feitos pela Nasa em novembro do ano passado
Registros foram feitos pela Nasa em novembro do ano passado
Foto: Divulgação / Nasa

A Nasa flagrou imagens inusitadas de uma formação de dunas de areia na superfície de Marte. As formações foram registradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) em novembro do ano passado, e as imagens foram divulgadas esta semana pela agência espacial. 

As imagens revelam dunas de areia circulares de forma bastante assimétrica, aspecto que surpreendeu os cientistas.

Os montes foram localizados em uma área ao redor de dunas bem mais irregulares, próximas de uma cratera em Utopia Planitia, no hemisfério norte de Marte.

Dunas de areia de várias formas e tamanhos são comuns no planeta vermelho. Porém, as dunas quase perfeitamente circulares são incomuns.

Dunas de areia em Marte

Imagens revelam dunas de areia circulares de forma bastante assimétrica
Imagens revelam dunas de areia circulares de forma bastante assimétrica
Foto: Divulgação / Nasa

As imagens da Nasa revelam que as dunas são ligeiramente assimétricas, com faces de deslizamento íngremes nas extremidades sul.

Isso indica que a areia geralmente se move para o Sul do planeta, mas os ventos podem ser variáveis, explicou o geologista planetário da Universidade do Arizona, Alfred McEwen, em entrevista à imprensa americana. 

As imagens fazem parte de uma série de capturas para monitorar como a geada desaparece no final do inverno marciano. A primeira mostra dunas circulares parece estar livre de geada, enquanto a segunda as trazem cobertas. 

Segundo o site Space, a constante coleta de imagens de dunas de areia ao longo do ano marciano (no caso, por 687 dias terrestres) permitiu aos cientistas monitorar a rapidez com que as formações se movem. Como exemplo, as dunas de areia do equador para os polos do planeta estão avançando a taxas de até um metro por ano marciano.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade