4 coisas que você não sabia sobre o deserto do Saara
Quando se fala em deserto, um dos primeiros nomes que muitos certamente dizem é o do deserto do Saara. Apesar de popularmente lembrado por pessoas em diversos lugares do mundo, muitos não sabem quase nada a seu respeito.
Se este é o seu caso, vamos revelar nas linhas abaixo diversas informações importantes sobre uma das áreas mais conhecidas da África. Confira!
1. Tamanho colossal
A primeira informação importante sobre o deserto do Saara é o seu tamanho. E, desde já, podemos antecipar que ele é enorme e cobre 31% do território africano. Porém, a quanto isso equivale exatamente?
Falando em números absolutos, essa região tem um total de 9,2 milhões de km2, sendo 1.800 km de norte a sul e 4.800 km de leste a oeste.
Ainda no que diz respeito a medidas, ele também conta com algumas das maiores dunas de que se tem notícia, com algumas chegando a algo em torno de 152 metros e a mais alta alcançando 183 metros.
2. Não tem só areia
Outra informação errada que muitos têm sobre o deserto do Saara é que ele é "um grande monte de areia". De fato há bastante areia em sua formação, mas a região tem muito mais a mostrar para quem a visita.
Em toda a sua extensão também é possível encontrar áreas mais pedregosas conhecidas como "hamadas", além de vales desolados e até mesmo montanhas em praticamente todas as direções do deserto do Saara.
Como se tudo isso fosse pouco, o deserto africano possui até mesmo um vulcão dormente, o Emi Koussi, que fica no Chade e é um dos picos mais altos da região.
3. Algumas pessoas moram por lá
Acredite se quiser, há algumas pessoas que moram no deserto do Saara, e há mais tempo do que você possa imaginar.
Algumas tribos nômades habitam a região, sendo dois grupos os mais importantes: berberes e tuaregues. O primeiro já está na região desde o ano 10000 a.C., com muitos estudiosos dizendo que eles foram os primeiros a habitarem o deserto do Saara. Atualmente, eles se dividem em pequenas comunidades que se espalham por toda essa área.
Já os tuaregues são vistos por muitos como uma divisão originária dos berberes. Entre as suas principais características estão o fato de eles se moverem bastante ao longo do ano em busca de comida e água, mas são um dos únicos grupos desérticos a terem formado pequenos centros urbanos que funcionam como bases.
4. Cresce cada dia mais
Por fim, um fato que infelizmente vem se tornando cada dia mais real: o deserto do Saara está aumentando de tamanho, o que é bem preocupante.
Para se ter uma ideia, atualmente a região já é 10% maior do que há 100 anos, e muito disso está associado com as mudanças climáticas provocadas pela ação do homem. Por conta disso, ele vem expandindo cada vez mais a sua área para o sul, se aproximando do Sahel e de outras regiões que possuem vegetação.
Ainda sobre o crescimento, ele se torna cada vez mais perigoso quando observamos que nações como Mali e Burquina Faso estão se tornando cada vez mais ameaçadas. Isso acontece por conta desse crescimento do deserto, e também da ação de grupos guerrilheiros que acabam fazendo a vida nesses países ser cada vez mais difícil.