5 animais que foram clonados com sucesso - além da ovelha Dolly
A clonagem animal, desde o épico nascimento da ovelha Dolly em 1996, fascina cientistas e curiosos do mundo inteiro. Mas você sabia que a clonagem não se limita apenas às ovelhas?
Vamos explorar cinco casos impressionantes de animais clonados com sucesso pelo mundo, mostrando que o universo da engenharia genética é verdadeiramente impressionante!
1) Gatos
No final de 2001, os cientistas da universidade americana Texas A&M deram um passo gigante na clonagem de animais de estimação. O grande feito foi a criação de uma gata geneticamente idêntica ao gato Rainbow, felino de onde as células originárias foram coletadas.
O processo envolveu eletrocutar algumas das células retiradas do gato, cultivá-las em uma placa de Petri e transferi-las para uma nova mãe felina. Após a gestação transcorrer tranquilamente, nasceu CC.
Sim, "CC" foi o nome escolhido. Enquanto uns dizem que CC significa Copy Cat - expressão que significa "imitação" em inglês -, outros acreditam que o nome é a sigla para Carbon Copy ("cópia carbono", em tradução livre). De qualquer modo, o que importa é que CC viveu 18 anos e teve diversos filhotes!
2) Lobo Cinzento
Em 2005, na Coreia do Sul, pesquisadores da Universidade Nacional de Seul clonaram o lobo cinzento coreano, uma espécie ameaçada de extinção. Utilizando células da orelha de uma loba cinzenta, eles implantaram os embriões em ovidutos de cães, dando assim vida aos lobos Snuwolf e Snuwolffy.
Snuwolf nasceu dia 18 de outubro de 2005, sessenta dias após a transferência do embrião. Já Snuwolffy nasceu dia 26 de outubro do mesmo ano, sessenta e um dias após a transferência de embrião. Um ano e meio depois, esse mesmo grupo de cientistas conseguiu criar mais seis lobos cinzentos, porém três deles acabaram morrendo.
Este feito notável mostrou que a clonagem poderia ser uma ferramenta vital na conservação de espécies em perigo.
3) Cavalos
Em 2003, na Itália, nasceu Prometea, o primeiro cavalo clonado do mundo. Utilizando células da pele de um cavalo árabe macho e de uma égua da raça Haflinger, os pesquisadores superaram inúmeros obstáculos para produzir Prometea (dos 17 embriões colocados nas éguas, somente 4 geraram gravidez, sendo Prometea o único que ficou vivo).
Este feito revolucionou a clonagem, dissipando preocupações sobre segurança e abrindo portas para a preservação de raças equinas raras. Além disso, possibilita a clonagem de cavalos que são campeões equinos.
4) Íbex-dos-pirenéus
No ano de 2009, cientistas espanhóis, franceses e belgas clonaram um mamífero extinto, o bucardo, ou íbex-dos-pirenéus, a partir de células preservadas de um espécime capturado em 1999.
Embora tenha vivido apenas alguns minutos devido a defeitos pulmonares, este experimento mostrou o potencial da clonagem na preservação de espécies extintas.
5) Cães
(Fonte: RNL Bio Co. Ltd./Getty Images)A clonagem de cães teve avanços notáveis desde 2005, quando um grupo de cientistas da Coreia do Sul (o mesmo grupo que criou Snuwolf e Snuwolffy) produziu Snuppy.
O primeiro cachorro clonado foi desenvovido a partir das células retiradas de uma cadela da raça galgo-afegão. Snuppy foi heroico, pois fui o único sobrevivente de 1.095 embriões inseridos em mães substitutas. Ele ainda teve nove filhotes em 2008, mas morreu em 2015 devido a um câncer idêntico ao do cachorro do qual ele foi clonado.
Em 2017, utilizando células-tronco coletadas de Snuppy quando ele tinha aproximadamente cinco anos, foram reclonados quatro cachorros - embora um deles tenha morrido de diarreia pouco tempo após o nascimento.