A areia movediça é tão assustadora quanto acreditamos?
Se você é do tipo de pessoa que se amarra em um filme de aventura, provavelmente já ficou chocado com a capacidade da areia movediça em engolir pessoas por completo e seu potencial mortal. Afinal, pisar numa dessas armadilhas naturais seria basicamente como selar o seu destino para o além.
Mas será que a areia movediça é de fato tão potente quanto os filmes de Hollywood fazem parecer? Estudos mostram que quase 3% dos filmes na década de 1960 apresentavam um personagem afundando em algum tipo de lama, argila escorregadia ou areia movediça. Isso inevitavelmente moldou o pensamento popular. Porém, não é preciso ter tanto medo assim!
O que é a areia movediça?
Em termos simplificados, a areia movediça é uma solução "lamacenta" de areia — ou qualquer outro material granular fino como lodo ou argila — que é misturada com a quantidade certa de água para criar uma superfície que parece sólida, mas se comporta como um líquido viscoso. Essas soluções são comumente encontradas perto de corpos d'água, como margens de rios ou praias, onde os sedimentos têm tendência a ficar saturados.
Portanto, a areia movediça pode atuar como um fluido newtoniano. E o que isso quer dizer? Significa que qualquer tensão aplicada sobre ela fará com que sua viscosidade aparente diminua e efetivamente a torne sólida. Logo, em teoria, você deveria ser capaz de atravessá-la sem afundar. Porém, qualquer tentativa de arrancar um membro da areia movediça faz com que ele emperre e ganhe propriedades sólidas.
Por esse motivo, nós aprendemos que "quanto mais você luta para sair, mais você afunda". Por mais desagradável que isso possa ser, é surpreendentemente difícil para um humano submergir completamente na areia movediça.
A areia movediça é um perigo real?
Uma experiência realizada por cientistas holandeses em 2005, publicada na revista Nature, descobriu que os seres humanos têm cerca da metade da densidade da areia movediça. Isso quer dizer que, tecnicamente, nós deveríamos flutuar nela, desde que não lutemos contra sua força. Portanto, a melhor dica de sobrevivência nesse cenário é se livrar de qualquer pertence que estiver te atrapalhando, como mochilas.
Para o nosso azar, existem pouquíssimos dados que falam sobre o número de mortes por areia movediça ao redor do mundo. Mas isso também é um indicativo de que esses casos são excepcionalmente raros. Logicamente, acidentes estranhos podem acontecer. Na maioria dos casos, as fatalidades acontecem porque a pessoa envolvida fica presa no chão e sucumbe a outros fatores, como desidratação, hipotermia ou afogamento devido às marés altas.
Se você der o azar de ficar preso na areia movediça, o primeiro passo é não entrar em pânico. Por mais bizarro que isso possa soar, é aconselhável se inclinar para trás e distribuir seu peso de maneira mais uniforme. Em tese, isso deveria ajudá-lo a flutuar na superfície e não despencar. Você também pode tentar mexer suavemente suas pernas, o que pode introduzir mais água no sedimento e liquefazê-lo. Contudo, sua melhor aposta é tentar encontrar ajuda externa o mais rápido possível!