Autoridades declaram guerra aos gatos selvagens na Austrália
Governo vai financiar o abate de 2 milhões de animais até 2020
A Austrália decidiu abater dois milhões de gatos selvagens até 2020. De acordo com o jornal The Independent, todos os estados australianos concordaram em listar os gatos selvagens como "pragas" a fim de preservar dezenas de espécies nativas, que segundo as autoridades, estão em extinção em função do comportamento predatório dos felinos selvagens.
O Ministro do Meio Ambiente, Greg Hunt, divulgou o plano de guerra contra os gatos selvagens no zoológico de Melbourne na última quinta-feira, 16.
Siga o Terra Notícias no Twitter
O governo vai financiar os abates, que serão realizados, segundo as autoridades, de forma "humana e eficaz", seja por tiro com arma de fogo, ou envenenamento.
Os gatos começaram a se espalhar em uma velocidade vertiginosa na Austrália e na Nova Zelândia há cerca de 200 anos, após a chegada dos colonizadores europeus.
Estima-se que 20 milhões de gatos selvagens sejam responsáveis pela morte de 75 milhões de animais nativos por dia. O país já perdeu cerca de 29 espécies nativas de mamíferos desde o início da colonização europeia. Hoje 1.800 espécies são ameaçadas de extinção.