Descoberta em Nova York 'superbarata' resistente ao frio abaixo de zero
Uma espécie de barata que consegue suportar temperaturas muito baixas e até o frio congelante foi descoberta em Nova York pela primeira vez. A Periplaneta japonica, encontrada principalmente no Japão, é capaz de sobreviver a invernos rigorosos, ao contrário das espécies nativas da cidade americana. Cientistas da Universidade de Rutgers afirmam que a espécie nunca havia sido vista nos Estados Unidos até agora. As informações são do The Independent.
A criatura foi detectada pela primeira vez por um funcionário do setor de controle de pestes em Manhattan no ano passado. Ele trabalhava na High Line, uma área de transporte ferroviário inutilizada que foi transformada em parque. Foi cogitado na época que a barata havia chegado aos EUA junto com a terra de uma planta oriental importada para a decoração do parque.
A Periplaneta japonica consegue sobreviver em temperaturas abaixo de zero e é conhecida por hibernar durante os meses de inverno. A descoberta foi descrita no Journal of Economic Entomology, que publica artigos científicos sobre insetos.
Cientistas garantem, no entanto, que não há motivos para temer uma infestação repentina das baratas japonesas neste fim de ano. Eles acreditam que a competição por alimento e espaço com as espécies nativas vai manter a população sob controle no continente americano, apesar do inverno rigoroso.