Em evento raro, tigre de Sumatra nasce em zoológico nos EUA
Uma tigresa de Sumatra deu à luz um filhote aparentemente saudável no zoológico de São Francisco, nos Estados Unidos, em um raro evento para a espécie criticamente ameaçada de extinção, segundo autoridades do local disseram na quinta-feira à agência Reuters.
Funcionários do zoológico estão monitorando mãe e filhote via webcam para que o nascimento tenha a menor interferência humana possível. Corinne MacDonald afirmou que todos os sinais têm sido positive até o momento, e o filhote parece estar saudável, ativo e comendo bastante.
O pequeno tigre, que ainda não ganhou nome, foi o primeiro a nascer no local desde 2008, quando a mãe, Leanne, deu à luz três machos, que foram posteriormente transferidos a outros zoológicos dos Estados Unidos. Antes desse episódio, foram 30 anos sem o nascimento de tigres de Sumatra no San Francisco Zoo.
A equipe veterinária do zoológico ainda não sabe o sexo do filhote, que só será definido depois de alguns exames daqui a pelo menos duas semanas. O pai do animal foi temporariamente transferido de um zoológico de Nova Orleans justamente para reprodução.
Na natureza, o tigre de Sumatra é encontrado na ilha de mesmo nome, na Indonésia. A caça e a destruição de seu habitat natural são as principais causas para o perigo de extinção da espécie.